A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Municipal de Manaus (GMM), interrompeu um assalto em andamento a um ônibus da linha 560 e prendeu dois suspeitos, de 31 e 18 anos, no início da noite desta segunda-feira (12/1), na avenida Margarita, Zona Norte da capital. Durante a ocorrência, um dos envolvidos foi espancado por populares e precisou ser levado a uma unidade de saúde para receber atendimento antes de ser encaminhado à delegacia.

De acordo com a Guarda Municipal, três homens cometiam o crime dentro do coletivo quando foram surpreendidos pela equipe da Romu, que realizava patrulhamento de rotina na área.

“A nossa guarnição estava em patrulhamento, quando avistamos o ônibus no sentido contrário, observamos um movimento suspeito e resolvemos fazer a abordagem”, relatou o comandante da ação, Rodiney Chagas.

Celulares recuperados e armas apreendidas

Com a ação rápida, cerca de 15 celulares foram recuperados, além de um simulacro de arma de fogo e facas que estavam em posse dos suspeitos. Após a prisão, os dois homens foram conduzidos pela Guarda Municipal ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Cidade Nova.

Segundo o comandante, os criminosos teriam agido com violência durante o assalto e a intervenção evitou que o crime tivesse consequências mais graves.

“A Guarda Municipal preservou vidas ao impedir o curso do crime e capturou dois dos três suspeitos que agiram com extrema violência contra os passageiros. Nós efetuamos a prisão de um dos suspeitos imediatamente. Conduzimos ele até uma unidade de saúde para prestar os primeiros socorros, pois a população tentou linchá-lo e logo em seguida para o 6º Distrito Integrado de Polícia”, afirmou Rodiney.

Busca na mata e segunda prisão

Após a abordagem, dois suspeitos chegaram a fugir para uma área de mata próxima ao local do assalto. Horas depois, uma nova equipe da Romu conseguiu localizar e prender um dos fugitivos.

A captura foi conduzida pelo agente Sidnei Lopes, que explicou como a equipe encontrou o segundo suspeito.

“Após a primeira diligência da equipe anterior, nós nos deslocamos até o local e identificamos um homem saindo com celulares da mata próxima da região do assalto. Ele foi reconhecido como um dos assaltantes e então encaminhado até a delegacia. A Romu segue trabalhando exaustivamente no combate a assaltos no transporte coletivo de Manaus”, declarou.

Um terceiro envolvido continua sendo procurado.

Passageiro agradece atuação da Guarda Municipal

Um dos passageiros assaltados, que preferiu não se identificar, conseguiu recuperar o celular e elogiou a ação da equipe, classificando os guardas como “heróis”.

“Os guardas foram heróis. Todos os passageiros já achavam que tinham perdido seus celulares, mas graças a Deus apareceu os guardas municipais”, disse.

Artigo anteriorFamília nega que roupas sejam de irmãos desaparecidos em Bacabal
Próximo artigoFrança acelera abertura de consulado na Groenlândia em meio à disputa geopolítica e interesse crescente dos EUA