Divulgação/CBMCE

A cadela Iara, de 5 anos, que morreu na madrugada desta quinta-feira (15/1) durante as buscas às crianças Michael e Isabele em Babacal, no Maranhão (MA), passou seus últimos momentos de vida nos braços de seu condutor, o sargento João, que participou de inúmeras operações com a integrante da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE). Veja postagem da corporação em homenagem a ela:

O falecimento de Iara foi divugaldo pelo prefeito do município de Bacabal, Roberto Costa, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. De acordo com o prefeito, Iara estava no Maranhão para reforçar as operações com cães farejadores.

Em nota de pesar divulgada, a corporação informou que a cadela “passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão”. Iara faleceu em decorrência de uma entorse abdominal.

“Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações”, diz um trecho da nota divulgada.

Desaparecimento de crianças

  • Nesta quinta-feira (15/01), as buscas pelas duas crianças desaparecidas no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, no Maranhão (MA) entraram no 12º dia. 
  • Isabelle, de 6 anos, e Michael, de 4, seguem desaparecidos desde a tarde de 4 de janeiro, quando saíram para brincar.
  • Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensificaram as buscas para encontrar as crianças.
  • A prefeitura oferece R$ 20 mil por informações que levem ao paradeiro das duas crianças que ainda estão desaparecidas.
  • O prefeito de Bacabal também orienta que quem tiver informações que possam ajudar a encontrar os desaparecidos entre em contato com as autoridades pelo telefone 181.

“Forte conexão com a tropa”

Ainda segundo a nota, Iara rapidamente passsou a se destacar pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Durante sua trajetória na CBCães, a cadela participou de cursos fora do estado do Ceará, integrou grandes operações, como a atuação em Mossoró e contribuiu na busca de vítimas.

Iara se tornou a primeira cadela de raça Branco Alemão certificada nacionalmente pelo Ligabom na prova de Oodor Específico.

“Neste momento de luto, o CBMCE se solidariza com todo o efetivo da Companhia de Busca com Cães, desejando força e serenidade para seguir na missão, mesmo diante de uma perda tão dolorosa”, finaliza a nota.

Buscas continuam

Ainda conforme o prefeito, o município prestou apoio à equipe cearense após a morte do animal, oferecendo suporte e auxílio no traslado. Ele destacou que, apesar da perda, as buscas seguem em ritmo intenso. Das três crianças desaparecidas, apenas Anderson Kauan, de 8 anos, foi encontrado. Ele passa bem.

As operações continuam sendo realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), além do apoio de bombeiros dos estados do Pará e do Ceará, todos atuando dentro da mata.

“Hoje, tivemos cedo, uma reunião, com o governador Brandão, de forma remota, e, com o sistema de segurança, avaliamos todas as situações, as probabilidades, e continuamos buscando novas estratégias pra reforçar essa nossa luta. Vamos continuar com a nossa união com muita fé, que vamos conseguir encontrar o Michael e a Isabele”, disse o prefeito

Artigo anteriorTikTok é notificado pelo Procon por suspeitas de conteúdo enganoso
Próximo artigoRicharlison sofre lesão e desfalca o Tottenham por quase dois meses