Jesus Vargas/Getty Images

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta quinta-feira (15) que o ataque militar dos Estados Unidos deixou uma “mancha” nas relações entre os dois países, e que a questão será resolvida “diplomaticamente”.

“Há uma mancha em nossas relações. Quando cruzaram uma linha vermelha, atacaram, agrediram, mataram, invadiram e sequestraram o presidente (Nicolás) Maduro e a primeira-dama (Cilia Flores). É uma mancha nas relações entre os EUA e a Venezuela. E essa mancha dissemos que vamos resolver diplomaticamente”, afirmou Rodríguez em seu discurso à Assembleia Nacional da Venezuela.

A presidente interina acrescentou os EUA são poderosos, mas que a Venezuela não tem medo de enfrentar a situação por meio do “diálogo político” e, assim, resolver as diferenças entre os dois países “de uma vez por todas”.

“Sabemos que eles são muito poderosos. Sabemos que são uma potência nuclear letal. Já vimos o histórico deles na história da humanidade. E não temos medo de enfrentar diplomaticamente e por meio do diálogo político para resolver de uma vez por todas essa contradição histórica”, afirmou.

Delcy Rodríguez, afirmou ainda que “uma nova política está sendo forjada” no país após a “agressão inédita” dos Estados Unidos, que resultou na captura de Nicolás Maduro.

“Uma nova política está sendo forjada na Venezuela”, disse. “Depois de uma agressão armada proveniente de uma potência nuclear, como nunca havia sido vista em nossa história. É uma agressão inédita, embora nossas contradições não sejam inéditas”, acrescentou Rodríguez, sem mencionar explicitamente os EUA.

Relação com os EUA

Na véspera do discurso, Delcy Rodríguez falou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa foi descrita pelos dois lados como positiva.

Rodríguez, que era vice do regime e assumiu a presidência de forma interina após a captura de Maduro, disse que a ligação foi longa e respeitos. Segundo o relato, ela e Trump discutiram uma agenda bilateral em benefício dos dois países.

Por sua vez, Trump chamou Rodriguez de “pessoa incrível” ao relatar a conversa. “Ela é alguém com quem trabalhamos muito bem”, disse Trump. “Discutimos muitas coisas e acho que estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, acrescentou.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorCrianças desaparecidas em Bacabal passaram noite em cabana abandonada
Próximo artigoBBB26: Elisa revela quem passou fezes na parede do Quarto Branco