Fotos - Divulgação / Implurb

Totalizando 749 certidões expedidas de janeiro a dezembro, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve um incremento de 5% no volume de novos alvarás de construção licenciados em 2025. Em 2024, o acumulado foi de 712.

Em toda a gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a dezembro de 2025, são 4.326 certidões emitidas, representando mais de 5,7 milhões de metros quadrados com novas obras. Em 2025, quase 1 milhão de metros quadrados (945.760,70 m2).

Os números têm reflexo direto na geração de emprego e renda no setor da construção civil. O desempenho da construção no terceiro trimestre superou as expectativas e indica uma retomada mais consistente do setor, para acima da previsão de 1,3% de crescimento ao ano, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“Os números confirmam que Manaus vive um momento consistente de crescimento urbano e econômico. Cada metro quadrado licenciado representa novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento da construção civil, que é um dos motores da nossa economia. Esse resultado é fruto de planejamento, desburocratização e segurança jurídica, garantindo que a cidade continue se desenvolvendo de forma ordenada e sustentável”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Artigo anteriorMercosul e UE assinam acordo de livre comércio após 26 anos de negociação
Próximo artigoPrefeitura de Manaus realiza visita técnica em garagens de empresas de ônibus para alinhamento do programa ‘Escola de Transporte Inclusivo’