Foto: Ulrik Pedersen/NurPhoto via Getty Images

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, condenou o comportamento de jogadores e membros da comissão técnica de Senegal após o tumultuado final da Copa Africana de Nações (CAN). Em uma declaração forte, o dirigente afirmou que atitudes violentas e a saída do campo de jogo não têm lugar no futebol.

Após parabenizar Senegal pela conquista do título, obtido com uma vitória por 1 a 0 contra o Marrocos, graças a um gol de Pape Gueye na prorrogação, Infantino destacou: “Também fomos testemunhas de cenas inaceitáveis no campo e nas arquibancadas, condenamos veementemente o comportamento de alguns ‘torcedores’, assim como o de alguns jogadores e membros da comissão técnica de Senegal.”

O presidente da Fifa reforçou a importância de respeitar as decisões dos árbitros, tanto dentro quanto fora de campo: “É inaceitável deixar o campo dessa maneira. Da mesma forma, a violência não pode ser tolerada no nosso esporte, simplesmente não é o certo. Devemos sempre respeitar as decisões dos árbitros. As equipes devem competir dentro das Leis do Jogo, pois qualquer atitude abaixo disso coloca em risco a essência do futebol.”

A final da CAN foi marcada por polêmica devido a uma decisão de pênalti contestada, que levou os jogadores senegaleses a protestarem e deixarem o campo temporariamente, enquanto tensões cresciam entre os jogadores e a arbitragem. O jogo foi interrompido por alguns minutos em meio a cenas de confronto.

A Confederação Africana de Futebol (CAF) informou que está analisando as imagens do incidente e abriu um processo disciplinar. Em comunicado oficial, a CAF afirmou que “condena o comportamento inaceitável de alguns jogadores e oficiais” e que tomará as medidas necessárias contra os responsáveis, conforme os resultados da análise.

Com informações da CNN.

Artigo anteriorTécnico do Senegal é vaiado por jornalistas e abandona coletiva de imprensa
Próximo artigoPolícia Civil faz operação contra homicídios dentro de hospitais do DF