Coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). (Fotos: Victor Levy/SSP-AM)

As Forças de Segurança do Amazonas intensificaram as ações integradas para localizar e prender Fernando Batista de Melo, de 48 anos, apontado como autor do homicídio do próprio filho, uma criança de 3 anos. O crime ocorreu na noite de quinta-feira (22/01), na rua São Marçal, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

A operação reúne buscas ostensivas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), e diligências investigativas da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), conduzidas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

As ações contam ainda com apoio tecnológico e aéreo da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com emprego do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) e do Cerco Inteligente de Videomonitoramento (“Paredão”), utilizados para rastreamento de imagens, cruzamento de dados e suporte às equipes em campo.

“Todos os órgãos do sistema de segurança se solidarizam com a família da criança. A SSP mobilizou, com urgência, recursos operacionais, aéreos e tecnológicos, além de todo o núcleo de inteligência, para dar resposta rápida ao caso”, afirmou o secretário Executivo Adjunto de Operações (Seaop), coronel Gomes Ribeiro.

Policiamento segue reforçado

Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, equipes da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atuaram imediatamente após o registro da ocorrência, com isolamento do local, coleta de informações e mobilização do efetivo para localizar o suspeito, que fugiu.

O policiamento foi reforçado em pontos estratégicos da cidade, com atenção especial a áreas onde o homem foi visto pela última vez. As informações são compartilhadas de forma integrada com a Polícia Civil, enquanto as buscas seguem em andamento.

“As informações foram difundidas pela rede rádio e equipes especializadas foram acionadas. As diligências seguiram durante a noite, com abordagens a motocicletas e patrulhamento reforçado em áreas específicas”, explicou o subcomandante.

A PMAM reforça a importância do apoio da população, por meio de denúncias aos números 190, 181 e ao Linha Direta da Rocam (92) 99280-7574.

Polícia Civil esclarece a causa da morte

O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, informou que todas as equipes foram acionadas em Manaus e em municípios da região, como Iranduba e Manacapuru, para impedir fuga.

“O laudo pericial descartou a hipótese inicial de uso de arma branca. Não foram constatados ferimentos desse tipo. A causa da morte foi confirmada como asfixia mecânica”, declarou.

Histórico de conflitos

De acordo com o delegado Adanor Porto, adjunto da DEHS, o suspeito mantinha relacionamento com a mãe da criança desde 2021, mas não aceitou o término. No dia 1º de janeiro, ele deixou a residência, sem prestar apoio à família.

“Após tentativas de diálogo para cumprimento de obrigações legais, o homem teria ameaçado a ex-companheira. Mais tarde, foi até a residência do pai, onde o filho costumava permanecer às quintas-feiras”, explicou o delegado.

Segundo a investigação, o suspeito permaneceu sozinho com a criança por um período e fugiu logo após o crime. Desde então, as forças de segurança seguem mobilizadas de forma integrada para localizá-lo e prendê-lo.

Artigo anteriorPolícia Civil prende homem por tráfico de drogas e agressão em Barcelos
Próximo artigoO sentido da arte humana