
Um vídeo obtido e verificado pela agência de notícias Reuters mostra um homem sendo baleado por agentes federais na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, no sábado (24).
Veja o momento em que o homem é detido:
O vídeo mostra o homem lutando com os agentes após aparentemente ter sido atingido repetidamente por spray de pimenta durante uma confusão na qual ele parecia estar tentando ajudar outro manifestante.
Vários tiros podem ser ouvidos, após os quais os agentes são vistos tentando realizar reanimação cardiopulmonar no homem enquanto um espectador gritava “O que vocês acabaram de fazer?” para os agentes.
Este foi o segundo caso do tipo neste mês, durante um aumento na fiscalização da imigração na cidade do norte dos EUA, que tem sido alvo de fortes protestos por parte de moradores e políticos locais.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA afirmou que o agente da Patrulha da Fronteira atirou em legítima defesa após tentar desarmar um homem que, segundo a polícia local, era cidadão americano.
Autoridades federais afirmaram que o homem baleado se aproximou deles com uma pistola e dois carregadores.
A tensão está aumentando entre autoridades democratas estaduais e locais, que afirmam que a presença de milhares de agentes de imigração tornou a região de Minneapolis menos segura, e o presidente Donald Trump e outros líderes republicanos, que acusam os democratas de fomentar a oposição e de não proteger os agentes de imigração.
O chefe de polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, disse que o homem morto no sábado era um morador da cidade de 37 anos, proprietário legal de arma de fogo e sem antecedentes criminais, exceto por infrações de trânsito.
O’Hara não divulgou o nome do homem.
A Reuters conseguiu verificar a localização e a data dos vídeos a partir dos metadados dos arquivos originais.
Prédios, traçado das ruas, árvores e postes de serviços públicos coincidiram com as imagens de arquivo e de satélite do local.
O Departamento de Segurança Interna informou que um de seus agentes disparou tiros em Minneapolis, Minnesota, no sábado (24).
O governador de Minnesota, Tim Walz, confirmou que um ataque a tiros envolvendo agentes federais ocorreu no sábado.
Com informações de CNN Brasil.







