
Uma forte tempestade de inverno varreu os Estados Unidos neste domingo (25/1), deixando cerca de 1 milhão de casas e estabelecimentos sem eletricidade. O fenômeno climático, que se deslocou do sul até a Nova Inglaterra, no nordeste do país, deve persistir durante a semana, trazendo neve, gelo, chuva e frio para diversas regiões.
O estado do Tennessee foi o mais atingido pelo apagão, com mais de 300 mil clientes sem energia. Texas, Mississippi e Louisiana também registraram mais de 100 mil clientes no escuro cada um.
A meteorologista Allison Santorelli descreveu a tempestade como “única”, por sua abrangência de cerca de 3,2 mil quilômetros, afetando áreas desde o Novo México e Texas até a Nova Inglaterra. Na manhã de domingo, aproximadamente 213 milhões de pessoas (mais de 60% da população dos EUA) estavam sob algum tipo de alerta climático.
Estado de Emergência e Impactos Generalizados
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou para “viagens perigosas e impactos na infraestrutura” que podem durar vários dias, com previsão de forte nevasca do Vale do Ohio ao Nordeste e “acumulação catastrófica de gelo” do Baixo Vale do Mississippi ao Atlântico Médio e sudeste.
Em resposta à gravidade da situação, 20 estados e a capital Washington declararam estado de emergência. O impacto foi sentido em todos os setores:
- Supermercados tiveram suas prateleiras esvaziadas devido à corrida por suprimentos.
- Cerca de 14 mil voos foram cancelados durante o fim de semana, afetando passageiros de diversas origens, inclusive do Brasil.
Autoridades pedem que a população evite deslocamentos não essenciais. Em Nova York, onde as temperaturas devem permanecer negativas e a neve pode atingir 30 centímetros no Central Park, a governadora Kathy Hochul alertou que “cinco ou seis minutos do lado de fora podem ser literalmente perigosos para a saúde”. Mesmo em cidades como Dallas, no Texas, acostumadas a climas mais amenos, os termômetros chegaram a -6 °C, e centros de acolhimento foram abertos em Houston para pessoas desabrigadas.
Com informações de Metrópoles







