
A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal apreendeu um submarino (mais exatamente um semissubmersível) usado para o transporte de drogas que estava carregado com quase nove toneladas de cocaína. A ação foi divulgada no domingo (25/1) e é considerada a maior apreensão da droga já registrada no país europeu.
De acordo com a PJ, a ação foi resultado de uma cooperação internacional. A polícia portuguesa trabalhou em conjunto com autoridades dos Estados Unidos, como a Drug Enforcement Administration (DEA) e a Joint Interagency Task Force South, além da Agência Nacional do Crime do Reino Unido (NCA).
Maior apreensão de sempre de cocaína em Portugal: em mais uma mostra de estreita colaboração, as autoridades da Drug Enforcement Administration dos Estados Unidos da América apoiaram a @PJudiciaria na localização e interceção de um semi-submersível em alto mar, ao largo dos… pic.twitter.com/yHDIRjhP8s
— U.S. Embassy Lisbon (@USEmbPortugal) January 26, 2026
Ainda segundo a polícia, o semissubmersível vinha da América Latina e foi interceptado em alto-mar, a cerca de 230 milhas náuticas dos Açores. Dentro da embarcação, os agentes encontraram 300 fardos de cocaína.
A embarcação era tripulada por quatro homens. As autoridades não informaram as nacionalidades nem se houve prisões no momento da abordagem.
A operação, intitulada “Adamastor”, foi conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, com apoio da Marinha e da Força Aérea de Portugal. A interceptação ocorreu em condições difíceis, devido ao mau tempo no local.
Com informações de Metrópoles.







