
Um trabalho inovador desenvolvido por profissionais da Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ephigênio Salles, na zona rural de Manaus, foi selecionado para apresentação na “2ª Mostra Mais Saúde com Agente”. O projeto, intitulado “Cuidar onde tudo é distante: a experiência integrada de primeiros socorros na área rural de Manaus”, será defendido nos dias 18 e 19 de março, em Brasília.
A “Mostra Mais Saúde com Agente” é uma iniciativa fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu principal objetivo é dar visibilidade às práticas desenvolvidas por Agentes de Controle de Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que participaram do curso técnico oferecido pelo programa Saúde com Agente, do governo federal.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, enfatiza a importância do evento: “A ‘Mostra Mais Saúde com Agente’ faz parte do processo de valorização dos ACEs e ACSs, profissionais de saúde fundamentais para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). É um evento que vai reunir 200 trabalhos selecionados em todo o Brasil como uma forma de promover a troca de experiências bem-sucedidas, e comprovar de forma prática a importância e impacto positivo do trabalho dos agentes no cuidado com a população.”
A Experiência Manaura: Primeiros Socorros em Áreas de Difícil Acesso
O trabalho selecionado foi desenvolvido pelo ACS Márcio Macedo e pelo ACE Arlindo Jorge Bastos, ambos vinculados à USFR Ephigênio Salles, localizada no km 41 da rodovia AM-010.
Márcio Macedo explica que a iniciativa surgiu no ano passado, após um dos módulos do curso técnico abordar Primeiros Socorros. “Com as aulas no curso técnico, idealizamos o trabalho para disseminar conhecimentos básicos em primeiros socorros, ampliando a capacidade de resposta comunitária diante de situações de urgência em locais de difícil acesso, em situações envolvendo, por exemplo, afogamento e engasgos. O trabalho foi realizado em diversos locais ao longo da AM-010, respeitando as especificidades geográficas, sociais e assistenciais da zona rural”, informou.
As atividades incluíram ações educativas, orientações presenciais e a propagação de informações preventivas em escolas, igrejas, associações de moradores e outros espaços comunitários da região.
Reconhecimento e Disputa por Premiação
O projeto de Manaus foi o único do município selecionado para a Mostra, o que, segundo Márcio Macedo, “reforça a relevância do trabalho desenvolvido no território rural da capital amazonense, com uma experiência que evidencia a atuação integrada do ACS e ACE, e reafirma o papel estratégico desses profissionais na redução do vazio assistencial e no fortalecimento das ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde”.
Como autores do trabalho, Márcio Macedo e Arlindo Jorge receberam passagens para participar da defesa da experiência em Brasília, onde farão a apresentação oral. Os 200 trabalhos selecionados serão avaliados com base no alinhamento à proposta de integração de ações de Vigilância e Atenção em Saúde, nos resultados alcançados, na relevância e na aplicabilidade.
As duas experiências melhor avaliadas presencialmente de cada região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) receberão o Prêmio “Programa Mais Saúde com Agente: experiências de territorialização integrada entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde”. O prêmio consiste na produção de um documentário para a série “Webdoc Mais Saúde com Agente”, além de um Certificado de Premiado.







