1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). (Foto: Divulgação/PC-AM)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou, na quarta-feira (28/01), uma operação que resultou na prisão de Hydala Cristina Cardoso de Souza, de 32 anos, investigada pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento público e lavagem de capitais. Segundo a polícia, ela teria desviado mais de R$ 500 mil de uma empresa administradora de planos de saúde.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações tiveram início após a empresa identificar cobranças indevidas de empréstimos que não haviam sido autorizados pelos sócios. O levantamento financeiro revelou que contratos foram firmados de forma ilícita junto a agências públicas de fomento, utilizando documentos falsificados.

A polícia apurou que Hydala exercia a função de gerente financeira e, valendo-se do cargo de confiança, teria forjado assinaturas e documentos em nome dos sócios para contrair dezenas de empréstimos. Os valores eram depositados em contas bancárias criadas irregularmente, de onde eram movimentados e repassados a terceiros, também alvos da operação.

Em um dos episódios, a investigada teria obtido aproximadamente R$ 100 mil junto a uma agência de fomento da região Norte, instruindo o pedido com fotos da estrutura da empresa vítima. Segundo o delegado, os gestores foram induzidos a acreditar que as imagens seriam usadas para ações de publicidade em redes sociais.

Operação e medidas judiciais

Durante a ação, a PC-AM cumpriu sete mandados de busca e apreensão domiciliar e ao menos sete medidas cautelares diversas da prisão contra outros investigados, além do bloqueio de ativos financeiros. A prisão ocorreu na rua 5 de Abril, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Foram apreendidos celulares, documentos e computadores, que passarão por perícia. As investigações continuam para identificar novos envolvidos e verificar possível facilitação indevida na liberação dos créditos por intermediários.

Artigo anteriorLula passa por exames e fará cirurgia de catarata nesta sexta (30/1)
Próximo artigoOperação da Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Maraã