Divulgação/Serviço de Imigração e Fronteira dos EUA

O governo de Donald Trump irá retirar a os agentes do Serviço de Imigração e Fronteira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) do estado de Minnesota, afirmou nesta quinta-feira (12/2) o “czar da fronteira”, Tom Homan.

“Uma redução significativa já está em andamento esta semana e continuará na próxima semana”, disse Homan.

Agentes do ICE mataram duas pessoas durantes operações em Minnesota neste ano, causando revolta popular contra o órgão e uma troca de acusações entre os governos estadual e federal.

Tensão com o ICE em Minnesota

  • Em dezembro do ano passado, o governo dos EUA deflagrou uma operação chamada “Metro Surge”, que aumentou o número de agentes federais e a repressão em ações no estado de Minnesota;
  • No dia 7 de janeiro, um policial do ICE matou a tiros Renee Good, uma mulher de 37 anos;
  • Pouco mais de duas semanas depois, em 24 de janeiro, outro cidadão foi morto a tiros por agentes do ICE – Alex Pretti, também de 37 anos.
  • As duas mortes foram registradas em vídeo, que circularam nas redes sociais, aumentando a repercussão dos casos;
  • O governador de Minnesota, Tim Walz, acusou Trump de querer “um show midiático” com as operações do ICE, enquanto Trump alega que o governo estadual, do Partido Democrata, de incitar violência e resistência contra agentes federais.
  • Os dois conversaram por telefone e sinalizaram uma aproximação no final de janeiro, após a escalada da tensão do ICE no estado.

Tom Homan afirmou que Trump concordou em encerrar a operação Metro Surge. Ele alegou que a cooperação com as autoridades estaduais ajudaram o governo federal a diminuir a criminalidade no estado.

“Como resultado dos nossos esforços aqui, Minnesota agora é menos um estado santuário para criminosos”, declarou Homan.

Ele ainda afirmou que um pequeno número de agentes do ICE deve permanecer em Minnesota, enquanto a maioria retornará aos estados de origem.

Artigo anteriorCheiro de gasolina e arma sobre o peito: o que a perícia achou na casa de secretário que matou os filhos
Próximo artigo“Tudo sob controle”, diz David após filiação de Tadeu ao PP