Reprodução/Redes sociais

A cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, foi atingida por um tornado de curta duração na manhã desta quinta-feira (12/2). O fenômeno, identificado pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil do estado (CMDEC) no bairro Fragata, ocorreu por volta das 10h45, após a passagem de uma sequência de tempestades.

Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram registradas rajadas de vento de 75 km/h durante a tempestade. Vídeos de moradores registraram a passagem do tornado pelo município.

O tornado causou danos a uma oficina mecânica e provocou a queda de postes e galhos de árvores em diversos pontos da cidade, resultando em cortes no fornecimento de energia elétrica.

Rio Grande do Sul Sob Alerta Vermelho de “Grande Perigo”

Paralelamente ao evento em Pelotas, o Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho de “grande perigo” para tempestades, emitido pelo Inmet. O aviso teve início ao meio-dia desta quinta-feira (12/2) e se estende até as 23h.

O alerta abrange 185 municípios nas regiões Sudoeste, Centro Ocidental, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental e Noroeste Rio-grandense. A previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, ventos acima de 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

O Inmet alerta para grande risco de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

As orientações à população incluem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, proteger documentos e objetos de valor em caso de enxurradas, e procurar abrigo seguro, evitando permanecer ao ar livre durante o período de grande perigo. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorPolícia prende suspeito de matar estudante de psicologia em MG
Próximo artigoMega-Sena sorteia R$ 55 milhões nesta quinta-feira