
A previsão de neve para o norte da França e a região parisiense neste domingo (15/2) levou as companhias aéreas a reduzirem significativamente a programação de voos nos aeroportos Paris-Charles de Gaulle e Paris-Orly. As autoridades locais também emitiram alertas para possíveis transtornos nas estradas e nos transportes públicos devido às condições climáticas.
Alertas Meteorológicos:
Quinze regiões do norte da França estão sob vigilância laranja (risco elevado) para neve e gelo, de acordo com a Météo-France, a agência nacional de meteorologia. Embora o episódio seja breve, com precipitações esperadas de 3 a 6 centímetros neste domingo, o acúmulo no solo pode “impactar temporariamente os transportes”.
Impacto na Aviação:
A Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) anunciou uma redução de 30% na programação de voos no aeroporto Charles de Gaulle e de 20% em Orly. A DGAC recomendou que os passageiros consultem suas companhias aéreas para verificar a situação dos voos, garantindo que suas equipes estão mobilizadas para assegurar a continuidade do serviço com segurança.
Transtornos Terrestres:
- Transporte Público: A Île-de-France Mobilités, operadora do transporte público na região parisiense, alertou que o acúmulo de neve pode perturbar a circulação dos ônibus e aconselhou os usuários a verificarem a situação das linhas nos aplicativos e site.
- .Ferrovias: A companhia ferroviária SNCF não prevê adaptações em seu plano de transporte, mas recomenda que os usuários consultem os “canais de compra de passagens” para informações sobre viagens.
- Estradas: Como medida de precaução, a Secretaria de Segurança Pública de Paris reduziu em 20 km/h o limite de velocidade permitido nas rodovias da região parisiense para todos os veículos.
Outras Regiões Afetadas:
Enquanto o norte enfrenta a neve, a região sudoeste da França é atingida por fortes chuvas, com risco de inundações. Quase 600 pessoas foram retiradas de suas casas em duas áreas por precaução. No noroeste, perto de Nantes, entre 850 e 900 pessoas foram evacuadas de zonas com risco de enchentes, e novas precipitações são esperadas para o noroeste a partir deste domingo, estendendo-se por grande parte do território na segunda-feira (16/2).
Com informações de Metrópoles







