Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, na manhã desta terça-feira (17/2), para mais uma viagem internacional, um dia após encerrar seu tour pelas maiores festas de Carnaval do país. O avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Brasília (DF), por volta das 10h40, com destino a Túnis, capital da Tunísia.

O voo ainda deve fazer uma parada em Manama, no Bahrein, antes de seguir para Nova Delhi. A previsão é que o petista chegue à capital indiana às 6h desta quarta-feira (18/2) — 14h30 no horário local.

A viagem tem o objetivo de ampliar as parcerias comerciais com países asiáticos. Em Nova Delhi, o chefe do Planalto também participará de uma cúpula que vai discutir os impactos da inteligência artificial (IA). Após visita à Índia, Lula vai à Coreia do Sul para negociar a abertura do mercado para exportação de carne bovina brasileira.

“A convite do primeiro-ministro Narendra Modi, partimos agora para a Índia. Nos próximos dias, participarei da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial e vamos discutir novas oportunidades de cooperação entre Brasil e Índia. De lá, seguiremos para a Coreia do Sul para, a convite do presidente Lee Jae Myung, fortalecer também os laços entre nossos países”, escreveu o presidente em uma publicação nas redes sociais.

O texto é acompanhado de uma foto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que assume a cadeira pelos próximos dias.

“Na Índia e na Coreia, estarei acompanhado de comitiva de empresários brasileiros, com vistas ao aprofundamento das nossas relações comerciais. Em 2025, o comércio bilateral entre Brasil e Índia alcançou mais de US$ 15 bilhões, e com a Coreia do Sul, chegou a US$ 10,8 bilhões. Vemos bastante espaço para crescimento do comércio bilateral com os dois países”, completou o petista. Com Metrópoles.

Artigo anteriorRelator retira novas taxações de novo marco do transporte público
Próximo artigoAlunos da rede estadual de ensino terão dois dias para solicitar isenção para o PSC da Ufam