
Um incêndio devastou o interior do histórico Teatro Sannazaro, que possui estrutura de madeira, localizado em um bairro nobre de Nápoles, na Itália, nesta terça-feira (17), informaram as autoridades.
Acredita-se que o fogo tenha começado em um prédio de apartamentos no distrito de Chiaia, mas se alastrou rapidamente para o teatro do século XIX, derrubando sua cúpula e destruindo a luxuosa plateia e os camarotes dourados.
“Resta muito pouco do teatro”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Nápoles, Giuseppe Paduano, a jornalistas. “Ainda há alguns focos de incêndio no interior, que extinguiremos em breve. Quanto às causas, ainda é muito cedo para afirmar.”
O prefeito de Nápoles, Gaetano Manfredi, afirmou que os indícios iniciais sugerem que o incêndio foi acidental.
“Ferida profunda na história e cultura de Nápoles”
Moradores disseram que a fumaça sufocante cobriu o bairro desde o amanhecer e que 22 famílias tiveram que ser retiradas de prédios vizinhos. Quatro pessoas foram levadas ao hospital após inalarem fumaça, mas não houve relatos de mortes ou ferimentos graves.
Manfredi, ao chegar ao local, classificou a perda do teatro como “uma grande tristeza” e “uma ferida profunda” na história e cultura da cidade.
O teatro foi inaugurado em 1847 e recebeu muitos dos atores e dramaturgos mais famosos da Itália. Sua programação atual mescla recitais de música clássica com produções teatrais itinerantes.
“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar os proprietários a reconstruir”, disse ele, acrescentando que o governo central também contribuirá para a reconstrução.
Há três décadas, um incêndio destruiu o famoso Teatro La Fenice, em Veneza. Ele foi reaberto em 2003, após um grande esforço de reconstrução.
Em 1991, o Teatro Petruzzelli, na cidade de Bari, no sul da França, também foi destruído por um incêndio. Ele só foi reaberto em 2009.
Os incêndios foram criminosos nos dois casos.
Com informações de CNN Brasil.







