ABC/ Reprodução

O ator Eric Dane, que ficou famoso por interpretar o médico Mark Sloan no seriado Grey’s Anatomy, morreu nessa quinta-feira (19/2). A informação foi confirmada por familiares dele para a revista norte-americana People.

Em abril de 2025, Eric Dane revelou ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.

“Com o coração pesado, compartilhamos a notícia de que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)”, diz o comunicado.

Os familiares informaram à People que Eric Dane passou os últimos dias de vida ao lado de amigos, da esposa e das duas filhas, Billie e Georgia, “que eram o centro de seu mundo”.

“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric se tornou um defensor apaixonado pela conscientização e pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”, diz comunicado.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa do sistema nervoso que causa paralisia motora progressiva e irreversível, afetando funções como falar, se mover, engolir e respirar. Não há cura, e a maioria dos pacientes vive de três a cinco anos após o diagnóstico.

Carreira

O papel mais marcante de Eric Dane foi o cirurgião plástico Mark Sloan, em Grey’s Anatomy. O personagem apareceu pela primeira vez na segunda temporada do seriado médico, em 2006, e logo conquistou os fãs pelo carisma e pelo sexy appel do personagem.

Nas temporadas seguintes, Mark Sloan embarcou em um relacionamento com Lexie Grey, a irmã da personagem principal, Meredith Grey. O casal, que foi apelidado pelos fãs como Slexie, tornou-se um dos mais queridos do seriado.

A trajetória de Eric Dane em Grey’s Anatomy chegou ao fim na nona temporada, quando Mark Sloan e Lexie Grey morreram em um acidente de avião, no que se tornou um dos episódios mais trágicos de toda a história do seriado.

No cinema, Eric Dane também participou de filmes de sucesso, como Burlesque (2010), Valentine’s Day (2010), Marley e Eu (2008), X-Men: O Confronto Final (2006) e outros.

O último grande papel de Eric foi no seriado Euphoria, da HBO, onde ele interpretava o personagem Cal Jacobs.

Vida pessoal

Eric Dane era casado com a atriz Rebecca Gayheart, com quem teve duas filhas, chamadas Billie e Georgia. Eles se casaram no ano de 2004 e anunciaram o divórcio em 2018.

No entanto, quando Eric Dane recebeu o diagnóstico da doença, em 2025, o casal decidiu interromper o processo legal de divórcio.

Desde então, Rebecca Gayheart passou a cuidar do companheiro em tempo integral.

Em entrevista ao site The Cut, da New York Magazine, Rebecca contou que passou meses tentando garantir acompanhamento médico 24 horas por meio de convênios. “Transformei isso na minha missão. Fiquei 100% focada”, declarou. Após dois recursos, a assistência integral foi aprovada.

“Nem sempre os turnos são executados, então eu cubro alguns”, disse. A atriz também comentou sobre o afastamento de pessoas próximas após o diagnóstico de Eric. “Há muitas pessoas que estavam presentes em nossa vida e que penso: ‘Para onde elas foram?’”

Rebecca ainda refletiu sobre a relação atual com Eric Dane e o carinho que permanece entre eles. “Nos separamos, mas nunca nos divorciamos; estávamos prestes a fazer o divórcio, mas não fizemos. Não moramos na mesma casa há oito anos; ele namorou outras pessoas, eu namorei outra pessoa. É um relacionamento complicado, confuso para as pessoas”, completou.

 
Artigo anteriorSeminf age rápido e recupera drenagem rompida no bairro Japiim, na zona Sul
Próximo artigo“Não deu nada certo”, Arrascaeta lamenta derrota do Flamengo na Recopa