JFDiorio/Prefeitura de SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reagiu ao ser questionado se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), teria chances de vencer Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso o petista seja novamente o adversário do governador na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

“De jeito nenhum, vai tomar um pau danado”, afirmou em tom bem-humorado. A declaração ocorreu durante cerimônia do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (foto em destaque), feita em homenagem ao prefeito nessa sexta-feira (20/2).

O nome de Haddad é um dos defendidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) para a corrida em São Paulo. Os petistas entendem que o pleito será difícil e que as chances de reeleição de Tarcísio são grandes. Apesar da alta probabilidade de derrota, uma candidatura competitiva e um palanque forte no maior colégio eleitoral do país são tidos como cruciais para o sucesso da campanha de reeleição de Lula.

Aliados de Haddad, no entanto, ponderam que o ministro é reticente em topar a empreitada. Considerado uma das principais opções para a sucessão de Lula em 2030, uma segunda derrota consecutiva para Tarcísio – ambos já foram adversários em 2022 – poderia enfraquecer o capital político do ex-prefeito de São Paulo.

Além da derrota no segundo turno para Tarcísio, Haddad também já perdeu a reeleição para a Prefeitura de São Paulo, em 2016, e a eleição para a Presidência da República, em 2018, quando foi o representante do PT nas urnas, diante da prisão e inelegibilidade de Lula naquele pleito.

Outros nomes discutidos pela cúpula petista para a candidatura ao Governo de São Paulo neste ano são o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra do Desenvolvimento, Simone Tebet (MDB).

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorFortaleza bate Ferroviário e confirma vaga na final do Cearense
Próximo artigoLucas marca para o São Paulo contra o Bragantino; veja