A Polícia Civil do Amazonas intensificou, nesta semana, a caçada a nove suspeitos de integrar uma organização criminosa com atuação interestadual, investigada por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional. O grupo é alvo da Operação Erga Omnes, deflagrada na última sexta-feira (20), após meses de apuração conduzida pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

De acordo com o delegado Marcelo Martins, as investigações revelaram uma estrutura sofisticada, com ramificações dentro da própria administração pública. Segundo ele, servidores lotados em setores estratégicos e ex-assessores ligados à área jurídica teriam sido cooptados para facilitar a circulação da quadrilha em diferentes órgãos.

Entre os procurados estão Alexandre Braz Maia, Allan Kleber Bezerra Lima — apontado como líder do esquema —, Bismarque de Souza Pereira, Luana Ferreira Tavares, Messias Daniel da Silva Alves, Monique Kelly Galvão de Sousa, Nubia Rafaela Silva de Oliveira, Pedro Igor Garcia Rodrigues e Pedro Sergio Saraiva Rocha Júnior.

Conforme a Polícia Civil, o grupo utilizava empresas de fachada para operacionalizar o tráfico em diversas regiões do país, além de manter uma rede de proteção interna com agentes públicos corrompidos. A extração de dados de celulares apreendidos mostrou que Allan Kleber se gabava de ter “contatos em todos os órgãos”, afirmando não temer prisões por supostamente pagar propina a integrantes do sistema.

Outro ponto que chamou atenção dos investigadores foi o uso de igrejas evangélicas como forma de camuflagem social. Segundo o delegado, o líder do grupo se apresentava como religioso e atuava em uma igreja na zona leste de Manaus, estratégia que ajudava a dificultar a identificação das atividades ilícitas.

Denúncias

A Polícia Civil reforça que qualquer informação sobre o paradeiro dos suspeitos pode ser repassada de forma anônima pelos números 197 e (92) 3667-7575 (disque-denúncia da PC-AM) ou 181 (Secretaria de Segurança Pública).

Artigo anteriorServiço Secreto dos EUA mata homem que tentou invadir resort de Trump
Próximo artigoPonte do Autaz Mirim chega a 80% e deve liberar tráfego definitivo na BR-319 em março