FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Cineteatro Guarany recebe, na segunda-feira (09/03), às 18h30, mais uma edição do projeto Cinema de Arte, com a “Mostra de Filmes de Mulheres Cineastas”. A programação gratuita reúne produções dirigidas por realizadoras amazonenses e tem classificação indicativa de 16 anos. O projeto é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A mostra apresenta curtas-metragens de ficção e documentário que abordam temas como identidade, ancestralidade, memória e experiências femininas. As obras exploram diferentes linguagens e propostas narrativas, ampliando a visibilidade do trabalho de mulheres no audiovisual e fortalecendo a circulação de produções independentes no circuito cultural da cidade.

Entre os filmes exibidos está “Amamentação: O Sonho de Camila”, dirigido por Taly Nayandra. O curta de ficção acompanha a trajetória de Camila, uma mulher trans que enfrenta preconceitos e desafios em sua busca pela maternidade e pelo desejo de amamentar, evidenciando o amor como força de resistência.

Também integra a programação o curta-metragem “Pintura Ancestral”, dirigido e roteirizado pela cineasta e artista visual indígena Thaís Kokama. Baseado em fatos reais, o filme faz parte de produções desenvolvidas na oficina de produção audiovisual “Cine Aldeia”.

Outro destaque é o documentário “Celestina Maria, Minha Vida, Minha História”, dirigido por Rita Queiroz, que apresenta a trajetória da cantora amazonense Celestina Maria, conhecida por sua atuação na música popular do estado.

A programação inclui ainda o curta “A Escola da Minha Vida”, escrito e dirigido pela cineasta amazonense Erismar Fernandes. A obra de ficção dramática resgata memórias da infância ao acompanhar o retorno da personagem Elis à escola onde estudou, despertando lembranças de amizades e experiências que marcaram sua formação.

Completam a mostra os curtas “Sabores do Tarumã”, dirigido por Michelle Moraes, e “Aparências”, de Alessandra Vieira. A iniciativa reforça a presença feminina na produção audiovisual e evidencia a diversidade de narrativas e perspectivas construídas por cineastas da região.

A realização da mostra integra a programação cultural voltada à valorização da produção audiovisual local e ao fortalecimento da participação feminina nas artes. A iniciativa do Governo do Amazonas tem ampliado o incentivo a projetos culturais, promovendo a difusão da produção artística regional e garantindo maior acesso da população a atividades culturais nos espaços históricos da capital.

Artigo anteriorEm concurso público inédito, mais de 20 mil candidatos realizam provas por vagas na Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Próximo artigoAtleta tem parada cardíaca e morre durante o Ironman 70.3 em Curitiba