Fotos - Diego Lima/Semasc

A Prefeitura de Manaus recebeu, na segunda-feira (5/10), uma premiação e um selo internacional pelo trabalho desenvolvido na promoção dos direitos das mulheres e no fortalecimento de políticas públicas na Amazônia.

O reconhecimento foi concedido pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), em parceria com a Embaixada da França, durante o seminário de encerramento do projeto “Poderosas da Amazônia”, realizado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A homenagem destacou a atuação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) em iniciativas relacionadas à autonomia feminina, prevenção da violência e ampliação do acesso a direitos.

Segundo a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos, Graça Prola, o reconhecimento está relacionado às ações municipais de proteção e atendimento às mulheres.

Projeto atua na prevenção da violência e na saúde das mulheres

O projeto “Poderosas da Amazônia” busca fortalecer governos locais e organizações da sociedade civil na implementação de políticas voltadas à redução da mortalidade materna por causas evitáveis, ao planejamento reprodutivo e ao enfrentamento da violência de gênero.

A iniciativa também prevê ações para ampliar o acesso de mulheres e meninas aos serviços de saúde e proteção social.

De acordo com a Semasc, o projeto deverá continuar em 2027, com novas atividades direcionadas especialmente a mulheres indígenas, negras, quilombolas e migrantes.

Rede municipal oferece acolhimento e atendimento especializado

Entre os serviços mantidos pela Semasc estão o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), responsável por atendimentos psicossociais e jurídicos, e a Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres, destinada à proteção de mulheres e filhos em situação de violência ou vulnerabilidade.

A secretaria também dispõe de uma unidade móvel que oferece orientações e atendimentos itinerantes em comunidades de Manaus.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também recebeu reconhecimento durante o evento, especialmente pelas ações relacionadas à saúde materna, ao planejamento reprodutivo e à prevenção da violência e da discriminação.

As iniciativas integram a rede municipal de atendimento e proteção às mulheres, com participação de diferentes órgãos públicos e instituições parceiras.

Artigo anteriorManausprev participa de capacitação sobre integridade e governança em Curitiba
Próximo artigoEstudo indica que jejum pode ser desnecessário para a maioria dos exames de sangue