Pós-venda é a etapa do processo de venda que vem depois da compra de um determinado produto ou de um determinado serviço. Ou seja, é o conjunto de ações e estratégias direcionadas ao cliente após a realização de uma compra. O objetivo principal do pós-venda é reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele gerando ganhos para a empresa.
Existem várias estratégias que podem ser adotadas no serviço de Pós Vanda pelas empresas, mas quero aqui destaca essas 6 estratégias infalíveis que são:
- Follow up no Pós Venda: Realize o follow up através do WhatsApp, do e-mail ou do telefone. Engana-se muito quem pensa que o follow up em vendas termina com a compra do cliente. Por isso o pós-vendas não deve ser simplesmente deixado de lado. Quando o lead (oportunidade de negócio) se torna um cliente, é importante demonstrar que você realmente se preocupa com ele. Peça um feedback perguntando o que ele está achando da sua solução, se está realmente atendendo às expectativas dele. Com isso você melhora não somente a experiência do cliente, como pode descobrir pontos a serem desenvolvidos no produto/serviço que você comercializa, sem falar que um cliente que se sente plenamente atendido e satisfeito irá indicar sua solução para outros possíveis clientes o que significa mais leads.
- Marketing de incentivos: Basicamente é uma estratégia de marketing que usa incentivos como recompensa. Uma ferramenta muito poderosa e usada por várias empresas para ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e motivar os clientes para alcançar determinados objetivos. Um exemplo com o qual você pode estar familiarizado é o seguinte: “Faça parte do nosso clube da sopa. A cada 10 sopas compradas, você ganha 1.”.
Isso dá aos clientes a oportunidade de ingressar no clube da sopa gratuitamente porque há uma razão por trás disso (a sopa ganha não tem custo). Eles recebem recompensas de acordo com seu desempenho, que seria após comprar 10 sopas para obter uma gratuitamente. Muitas empresas implementam esse tipo de programa de fidelidade, onde dão incentivos quando um cliente atinge uma determinada meta,
quando os clientes são reconhecidos pelo seu desempenho, você tem a garantia que eles irão retornar. Eles retornaram, pois sabem que há uma recompensa à espera deles. O marketing de incentivos oferece às empresas a oportunidade de chamar a atenção do seu público-alvo com promoções e ofertas especiais. O que você faz é usar prêmios e recompensas para anunciar seus produtos. Se feito corretamente, será um sucesso. - Marketing de Conteúdo: Basicamente é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas, então envie sempre conteúdos relevantes.
- Pesquisa de satisfação: Aplicar pesquisa de satisfação é uma excelente estratégia para aumentar a lucratividade da empresa, estudar as experiências dos clientes na jornada de compras, fortalecer a fidelização dos clientes e fazer sua marca prosperar. Quando houver lançamentos de produtos e novidades nos serviços prestados realize uma pesquisa de satisfação
- Crie o seu programa de fidelidade como uma vantagem competitiva: Desenvolva uma estratégia de fidelidade que vá além do simples acúmulo de pontos e resgate de prêmios, levando sua empresa a um nível mais alto de diferenciação em relação aos concorrentes e garantindo uma vantagem competitiva ainda maior. Aprimore suas estratégias para reter clientes da seguinte forma: aumentando a aquisição de clientes e as indicações; obtendo dados e percepções do cliente e o aumento do envolvimento do cliente com comunicação automatizada via push, e-mail e muito mais.
- Suporte ao cliente: É basicamente o relacionamento com o seu cliente após o processo de venda do produto. Esse é o nome que se dá ao serviço que se baseia na assistência ao cliente mesmo após a compra do produto. É o compromisso firmado com o consumidor que lhe dá garantias de atendimento caso houver complicações com processos ou com o próprio produto; correções de eventuais defeitos e auxílio em problemas. É também uma forma de garantir a qualidade e o bom funcionamento do produto/serviço. Como quem diz “confiamos no que vendemos, então garantimos suporte se houver problemas”. Essa assistência torna o negócio mais humano e confiável.