Fotos: Iasmina Saraiva

O Boi-Bumbá Garantido visitou, na terça-feira (02), a sede da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), em Manaus, para acompanhar a apresentação da campanha “A Resposta Somos Nós!”. A iniciativa reforça a mobilização e conscientização das urgências climáticas e ambientais da Amazônia e do mundo, destacando o enfrentamento ao desmatamento e as lutas por demarcação e proteção de territórios indígenas e quilombolas como políticas essenciais de mitigação da crise climática, pautas historicamente levadas à arena pelo Boi do Povão.

Ao longo da temporada de 2025, o Garantido tem caminhado ao lado das organizações indígenas. Agora, de forma definitiva, o Boi da Baixa da Xanda abraça a iniciativa da Coiab para levantar as principais bandeiras da campanha, seja por meio de toadas ou outras ações que reforcem as lutas dos movimentos indígenas.

O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, esteve presente representando o bumbá, ao lado de Izabel Munduruku, membro da Comissão de Artes, e Batista Silva, tripa do Boi. Na ocasião, além da apresentação, houve a entrega de kits contendo camisa, agenda, adesivos e bandeira com a marca da campanha.

O presidente Fred Góes agradeceu o convite feito pela Coiab ao Boi Garantido. Ao longo de 36 anos, a organização tem exercido um papel fundamental na defesa dos povos indígenas da Amazônia Brasileira, fortalecendo suas organizações e apoiando suas lutas.

“A campanha A Resposta Somos Nós reforça que os povos indígenas irão determinar os caminhos para o futuro do Brasil e da humanidade. São eles que seguem em luta pelo reconhecimento de suas terras, culturas e conhecimentos, e que possuem respostas para os desafios atuais”, mencionou o presidente.

Segundo Izabel Munduruku, ao aderir a campanha, o Boi Garantido reafirma seu compromisso histórico com os povos originários e suas prioridades, como a demarcação de territórios enquanto medida eficaz de enfretamento à crise climática.

“A Coiab, que representa os povos indígenas da Amazônia Brasileira, é fundamental para a autonomia, autodeterminação e a luta pelos direitos à autorrepresentação. O Boi Garantido tem mantido um diálogo constante para compreender o que o movimento indígena, suas lideranças e representações têm demandado da sociedade brasileira como alternativas viáveis para que possamos adiar o fim do mundo”, afirmou.

Toya Machineri, coordenador-geral da Coiab, destacou a importância da parceria com o Boi Garantido, expressão cultural que valoriza a presença e a memória indígena em suas toadas e apresentações no Festival de Parintins.

“Estamos felizes em receber a presidência do Garantido na sede da Coiab. O mesmo sentimento que o Boi tem, nós também temos em relação às questões de lutas dos povos indígenas e à defesa de seus territórios. Essa parceria, com certeza, trará mais luz para as pautas indígenas da Amazonia Brasileira”, contou o coordenador.

O Boi Garantido, enquanto aliado dos povos indígenas e quilombolas, reafirma o compromisso de caminhar junto às organizações representativas de cada povo, potencializando suas vozes e lutas pelos direitos à vida e ao território e pela proteção da Amazônia, afirmando-se como cultura popular que também se faz luta climática.

Artigo anteriorEm Manaus, Polícia Civil e Seai prendem homem envolvido em homicídio qualificado ocorrido em Manacapuru
Próximo artigoCaminhoneiros marcam greve para esta quinta (4/12) e buscam apoio