Catorze abordadores sociais que atuam diariamente com pessoas em situação de rua participaram de uma aula prática do curso “Capacitação para Cuidador Social”, na Fazenda da Esperança, localizada no Km 14, da BR- 174. A capacitação é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI).
O intuito do curso é oferecer uma vivência, teórica e prática, para os profissionais que atuam com pessoas em situação de rua, trazendo reflexão da realidade que vivem sensibilizando-os para a sua função como agente de transformação da vida cotidiana e da sociedade pautado nos direitos humanos, na solidariedade humana e cidadania, além de aprimorá-los para um atendimento de qualidade.
Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Fabianne Cristina, a Prefeitura de Manaus tem oferecido excelentes cursos para que os servidores da Semmasdh proporcionem um atendimento mais humanizado à população.
“Todos os nossos servidores que atuam diretamente com crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua passarão por capacitação no decorrer do ano. Aprimorar o atendimento a esses usuários é prioridade, por isso os alunos têm vivência teórica e prática nessas capacitações”, destacou.
O curso teve início no último dia 10 e já visitou duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham com crianças e adolescentes e adultos em situação de rua.
“Primeiro visitamos a instituição o Pequeno Nazareno, agora nossa segunda aula prática está sendo na Fazenda da Esperança onde temos um público diferenciado. A ideia é que eles se fortaleçam cada vez mais, conhecendo o dia a dia dessas pessoas”, ressaltou a professora do curso, Cássia Rosário.
O curso encerra nesta sexta-feira, 4/8, e todos os alunos serão certificados como cuidadores sociais pela ESPI.