João Viana / Arquivo Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou nesta quarta-feira, 5/10, a segunda convocação do 2º Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 39 assistentes voluntários de alfabetização, no Diário Oficial do Município (DOM), edital nº 5.440, página 15, com a relação dos candidatos. Os educadores com graduação em pedagogia, normal superior e cursando o 5º período, atuarão em unidades educacionais localizadas nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) Norte, Oeste e Sul.

O objetivo desses voluntários é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados na pré-escola e nos 1º e 2º anos do ensino fundamental para fins de literacia e numeracia.

Após a convocação, os candidatos devem comparecer na referida DDZ, no período de 10 a 11 de outubro, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, para a devida orientação quanto aos procedimentos de lotação nas unidades de ensino da rede.    

Os convocados vão trabalhar com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A ação faz parte do programa Tempo de Aprender, incluso na Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, instituída por meio da portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2022, para melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil.

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage) da Semed, Hulda Soares, esses educadores serão importantes para ajudar os docentes em sala de aula no combate ao analfabetismo.

“Esses assistentes irão contribuir junto aos professores no processo de ensino e aprendizagem dos nossos escolares, mas especificamente no âmbito da escrita, leitura e cálculo para que o processo de alfabetização seja potencializado. O programa Tempo de Aprender é um instrumento muito importante na construção da cidadania dessas crianças. Esse é o objetivo do nosso prefeito David Almeida e é o grande foco da nossa secretária da Semed, Dulce Almeida, promover uma educação de qualidade envolvendo três atores muito importantes que são a escola, a família e a sociedade”, disse Hulda.

Programa Tempo de Aprender

A Semed participa do programa desde o ano passado, com um total de 244 unidades de ensino da rede, beneficiando 45.652 mil alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental e conta com o apoio pedagógico do professor regente, de forma presencial, pelo assistente voluntário de alfabetização: nas escolas não vulneráveis com cinco horas semanais e nas escolas vulneráveis com 10 horas semanais, por turma.

Artigo anteriorCaatinga perdeu 23,2% de superfície de água nos últimos 37 anos
Próximo artigoPL da Dra. Mayara propõe indenização para afetados pela Covid-19