Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg

As ações da Light despencam quase 18% nesta sexta feira, após o pedido de recuperação judicial da holding do grupo. Por volta de 13h15, os papéis caíram 17,85%, a R$ 3,82. A holding da Light entrou com pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Empresarial do Rio, como antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim.

A empresa tem dívida de aproximadamente R$ 11 bilhões e vem enfrentando dificuldades há meses, com gatos e queda no consumo de energia. A situação se agravou com a alta dos juros, que encareceu o crédito.

Por causa do início do processo de recuperação judicial, as ações da companhia serão removidas dos índices após o pregão da segunda-feira. De acordo com a B3, os papéis da companhia serão excluídos dos índices IBRA, IEEX, IGCT, IGCX, IGNM, ISEE, ITAG, SMLL e UTIL ao seu preço de fechamento naquele dia.

O pedido de proteção à Justiça foi apresentado pela Light S.A. Esta holding controla a Light Serviços de Eletricidade S.A. (Light Sesa), que é a distribuidora de energia do grupo; a Light Energia, de geração; a LightCom, a comercializadora de enegia; a Light Conecta, de serviços, além do Instituto Light.

A distribuidora atende 31 municípios no Estado do Rio e tem 11 milhões de consumidores.

Estão ainda sob o chapéu do Grupo Light a Amazônia Energia Participações (criada para integrar o a construção da usina de Belo Monte, no Rio Madeira) e a empresa de serviços de TI Axxiom Soluções.

Com informações de: O Globo

Artigo anteriorTelescópio flagra explosão cósmica 100 vezes maior que o Sistema Solar
Próximo artigoPrefeitura inicia campanha de multivacinação com foco em crianças e adolescentes neste sábado, 13/5