FOTO: Ney Xavier
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), representou a Casa no painel “O Poder Legislativo e o Exercício da Vereança”, realizada durante a 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), na manhã da sexta-feira (04), no Auditório Deputado Belarmino Lins. O tema foi ministrado por Jorge Luiz Bernardi, ex-vereador e atual vice-presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM-Brasil)
Adjuto Afonso abriu a cerimônia, destacando a importância do debate para o fortalecimento da atuação dos vereadores no estado. “O trabalho do vereador é essencial para o desenvolvimento dos municípios. São eles que estão na ponta, em contato direto com a população, e têm o dever de fiscalizar, propor e garantir que as políticas públicas atendam às necessidades do povo. Esse tipo de discussão contribui para aprimorar o exercício do mandato parlamentar”, afirmou.
O palestrante,  Jorge Luiz Bernardi, abordou as principais prerrogativas do exercício da vereança, como a elaboração, discussão e aprovação de leis municipais; a fiscalização do Executivo; e, o acompanhamento das ações governamentais para assegurar o cumprimento das metas de gestão e das normas legais.
Bernardi ressaltou que os vereadores desempenham um papel fundamental na administração pública municipal, sendo responsáveis por decisões que impactam diretamente a população, como tributos, educação, transporte e saneamento básico.
“Além das votações, cabe aos vereadores acompanhar a aplicação dos recursos públicos, garantindo transparência e eficiência na gestão, o que dá ainda mais um papel de destaque e seriedade no exercício da vereança”, afirmou Bernardi.
“Gostaria de aproveitar a oportunidade e dizer que conheço o trabalho do deputado Adjuto no empreendedorismo e sei que ele tem muito a contribuir com este grande evento, com o seu conhecimento e toda a carga que traz em sua história” finalizou o palestrante.
Com vasta experiência na área, Bernardi também compartilhou sua trajetória e atuação na formação de gestores públicos, mencionando sua contribuição na colonização agrícola no Amazonas. Como professor universitário e vice-reitor da Uninter, ele coordenou cursos de Gestão Pública que formaram mais de 40 mil profissionais em todo o país.
O evento segue com a participação de representantes de diversas câmaras municipais do Amazonas, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado para o fortalecimento do Legislativo municipal.
Artigo anteriorApós 21 semanas em cartaz, “Ainda Estou Aqui” finaliza trajetória nos cinemas com mais de 5,8 milhões de espectadores
Próximo artigoDeputada Dra. Mayara propõe home office para servidoras com endometriose profunda na Aleam