A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vinculada ao Sistema Sepror, inaugura no próximo sábado (10/03), a partir das 7h, no frigorífico Vitello do Parque 10, na zona centro-sul de Manaus, mais uma Feira de Produtos Regionais. A novidade é que serão comercializados exclusivamente produtos orgânicos.
A feira vai funcionar das 7h às 12h, em todos os sábados, conforme explica o presidente da ADS, Lúcio Flávio do Rosário. “ É mais uma ação da ADS que vai ao encontro da população, a cada dia mais preocupada com a saúde e alimentação. Nossa missão é dar qualidade de vida paras pessoas”.
Inicialmente serão 20 produtores, dos municípios Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Iranduba e Manaus, que trarão entre outros produtos uma grande variedade hortaliças, legumes e frutas, como rambutã, cupuaçu, goiaba, hortaliças e legumes em geral, mamão, maracujá, coco, biribá, mamão, limão, banana entre outras.
A agricultora Etelvina Silva, que também é a presidente da Associação de Produtores Rurais do Ramal da Cachoeira (Rio Preto da Eva), todos os sábados, virá a Manaus para comercializar o que produz. Para ela, os espaços para orgânicos vão crescer muito mais na capital. “O público que nos procura é grande e cresce a cada dia. Isso é uma tendência que vai aumentar mais ainda”.
Particularidades – Os produtos orgânicos têm algumas particularidades. Além da isenção total de qualquer tipo de agrotóxicos (herbicidas, fertilizantes ou pesticidas), nenhuma semente modificada geneticamente é utilizada assim como os aditivos químicos, aromatizantes e emulsificantes. Como são cultivados apenas com insumos naturais, a florada é menos acentuada, ou seja, a produção é menor e por isso a busca pelos produtos é grande.
O agricultor de orgânicos Jorge Luiz dos Santos, do município Careiro da Várzea, também vai participar da Feira de Orgânicos do Vitello e está otimista com mais essa opção para comercializar o que produz. ”As feiras da ADS ajudam muito nós que somos produtores. Estou muito feliz com essa oportunidade e acredito que mais agricultores vão receber oportunidades como essa”.










