Para conseguir encerrar o Mundial de Clubes no terceiro lugar, o Palmeiras terá que superar uma equipe com tradição no torneio. O Al Ahly, do Egito, é o segundo time com mais participações na competição da Fifa.
No total, os egípcios somam seis aparições no Mundial, perdendo apenas para o Auckland City, da Nova Zelândia, que participou do campeonato em nove oportunidades.
A estreia do Al Ahly no torneio ocorreu no ano de 2005. Na ocasião, a equipe foi eliminada nas quartas de final para o Al Ittihad, da Arábia Saudita.
No ano seguinte, o time voltou ao Mundial e teve uma campanha melhor, caindo na semifinal após um jogo duro contra o Inter, que foi o campeão naquela edição.
A terceira participação do Al Ahly no torneio foi em 2008, terminando com uma eliminação nas quartas para o Pachuca, do México, em jogo que foi para a prorrogação.
Em 2012, o time do Egito voltou a encarar um brasileiro na semifinal. Desta vez, o adversário foi o Corinthians, que avançou e acabou ficando com o título.
A última participação do Al Ahly no Mundial de Clubes havia sido em 2013, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final para o Guangzhou Evergrande, da China.
Agora, o clube tenta encerrar sua sexta aparição conquistando o terceiro lugar contra o Palmeiras. A partida ocorre às 12h (de Brasília), em Doha, no Catar. (Gazeta Esportiva)