
A falta de qualidade nos serviços de recapeamento asfáltico realizados pela Águas de Manaus, após intervenções para implantação de redes de esgoto, tem gerado transtornos em vários bairros da capital amazonense e resultou em uma série de penalidades aplicadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). Já são mais de R$ 3 milhões em multas acumuladas contra a concessionária, que descumpriu prazos e padrões exigidos em contrato.
As infrações são fruto de dez autos emitidos pela Ageman após notificações ignoradas por parte da empresa. Segundo o diretor-presidente da agência, Elson Andrade, a concessionária teve oportunidades para corrigir os problemas antes de ser multada. “Nós notificamos, demos prazos, mas a resposta foi insuficiente. As penalidades são consequência do descaso com a qualidade das obras entregues”, declarou.
Entre janeiro e março deste ano, a Ageman emitiu 20 notificações relacionadas a falhas no recapeamento em áreas como Osvaldo Frota, São Jorge, São Geraldo, Adrianópolis, Cidade Nova, Manauense, Vieiralves e Lírio do Vale. As equipes de fiscalização constataram problemas como fissuras no asfalto, recalque (afundamento do solo) e falta de recomposição adequada.
Plano de Ação em resposta à pressão
Diante das autuações e da pressão exercida pela Ageman e pela Unidade Gestora de Projetos Municipais de Água e Esgoto (UGPM-Água), a concessionária apresentou, no último dia 20 de março, um Plano de Ação prometendo acelerar as correções nas vias prejudicadas. As obras tiveram início já na sexta-feira (21) e devem continuar até junho, segundo o cronograma da empresa.
Bairros como Manôa, Petrópolis, Riacho Doce e os conjuntos Renato Souza Pinto e Oswaldo Frota estão entre os locais incluídos na nova etapa dos serviços. As equipes da empresa também foram orientadas a atuar com mais eficiência e agilidade.
Fiscalização será intensificada
A Ageman reforçou que manterá a fiscalização diária em todas as zonas da cidade, seguindo os critérios técnicos estabelecidos pelo “Manual de Procedimentos para recuperação das vias”, elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Vamos seguir fiscalizando e aplicando multas sempre que necessário. Expansão de rede é importante, mas qualidade na execução é essencial”, afirmou Elson Andrade.
Canais abertos para denúncias
Moradores que identificarem problemas nas vias após obras de esgoto podem acionar a Ouvidoria da Ageman pelos seguintes canais:
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WhatsApp: (92) 98842-2919 / (92) 98410-3247
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E-mail: [email protected]
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Telefone: 0800-092-3511