A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) solicitou que a concessionária Águas de Manaus apresente o Plano de Ação empregado em virtude do apagão, causado pelas fortes chuvas da segunda-feira, 27/12, ocasionando o desabastecimento de água tratada em todas as zonas da cidade.
“O problema da falta de energia atingiu diretamente os serviços de captação, tratamento e distribuição de água em nossa cidade e diante de tudo isso, solicitamos que a concessionária nos informe quais foram as providências adotadas para atender a população, os hospitais e demais unidades de saúde como UBS, pronto-socorro e abrigos, por exemplo”, salientou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.
Em nota, a concessionária Águas de Manaus informou que a falta de energia elétrica afetou as unidades de distribuição e de produção de água e que equipes da empresa trabalharam durante todo o dia em manutenções emergenciais, para restabelecer o pleno funcionamento das unidades. A Ageman acompanhou a execução de vários serviços e a Ouvidoria da Agência atendeu mais de dez chamadas de usuários dos bairros Cidade de Deus e Gustavo Nascimento, prejudicados com a falta d’água.
No fim da tarde, a empresa informou que continuava trabalhando para restabelecer o pleno funcionamento de suas unidades, que foram impactadas pela falta de energia, e que os principais sistemas hidráulicos que abastecem a zona Norte já estão operando após o retorno da energia elétrica nessas unidades. Assim, o abastecimento de água tratada nos bairros dessa zona foi normalizado gradativamente até o fim da noite desta segunda-feira.
“A empresa informou que ainda há ocorrências em sistemas isolados nas demais regiões da cidade e a previsão é que o abastecimento de água tratada esteja completamente normalizado na cidade durante a madrugada”, observou Fábio.