
Um incidente grave ocorreu nesta quarta-feira, 14 de janeiro, em Mineápolis, Minnesota, onde um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) baleou um imigrante venezuelano na perna. Este evento acontece apenas uma semana após outro agente do ICE ter matado Renee Good, uma cidadã americana, na mesma cidade, intensificando a tensão entre as autoridades federais e locais.
Versão do Departamento de Segurança Interna (DHS)
O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA afirmou que o agente agiu em legítima defesa. De acordo com o DHS, por volta das 18h50 (horário local), agentes do ICE realizaram uma “abordagem de trânsito direcionada” ao imigrante venezuelano. A narrativa do departamento descreve os seguintes pontos:
- O venezuelano teria tentado fugir de carro, colidindo com outro veículo, e em seguida, fugido a pé.
- Um agente do ICE o alcançou, e o imigrante teria resistido à prisão, agredindo o agente, o que levou a uma luta corporal no chão.
- Dois outros indivíduos teriam saído de um apartamento próximo e também agredido o agente com uma pá e um cabo de vassoura.
- Nesse momento, o imigrante teria aproveitado para se desvencilhar e agredir novamente o agente.
Como resultado, tanto o policial quanto o imigrante estão hospitalizados com ferimentos. Os dois outros envolvidos no incidente foram detidos e estão sob custódia.
Tensões Políticas e Reações dos Líderes Locais
A administração de Donald Trump, por meio do DHS, acusou o governador de Minnesota, Tim Walz, e o prefeito de Mineápolis, Jacob Frey, de “incentivarem ativamente uma resistência organizada contra o ICE e os agentes da lei federais”. Walz e Frey já haviam criticado duramente o Serviço de Imigração e o governo Trump após a morte de Renee Good na semana anterior.
Ambos os políticos democratas se manifestaram após o incidente desta quarta-feira. O governador Tim Walz informou que investigadores estaduais já estavam no local e declarou: “O que Donald Trump quer é violência nas ruas. Não lhe dê o que ele quer”. Por sua vez, o prefeito Jacob Frey publicou: “Independentemente do que tenha levado a esse incidente, a situação que estamos vendo na cidade é insustentável”.
Com informações de Metrópoles







