Policiais militares que atuam na Base Fluvial Tiradentes apreenderam, na manhã da quinta-feira (09/12), 180 quelônios e uma espingarda, no município Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). A ação aconteceu em conjunto com servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e faz parte da operação Fronteira Mais Segura, que ocorre por determinação do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.

Ainda durante a ação, um infrator de 25 anos foi preso em flagrante por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com o tenente Silva Carvalho, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), as equipes policiais da Base Tiradentes receberam denúncia anônima sobre crime ambiental. Em ação conjunta com o ICMBio, os policiais se dirigiram até a rua Rubenildo Mariano, no bairro Novo Horizonte, onde, após buscas, encontraram os quelônios em vários tanques, além de uma espingarda calibre 20.

“Como é uma Área de Preservação Permanente, o Parque de Anavilhanas, cabe multa por cada quelônio. Ao todo, o valor de prejuízo ao crime foi de R$ 905 mil”, disse.

O infrator, responsável pelo material ilícito, foi preso em flagrante por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo, sendo posteriormente encaminhado para a 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Airão. A devolução dos quelônios à natureza foi realizada por servidores do ICMBio.

Efetivo – Participaram da ação policiais militares do BPAmb, Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Regimento de Policiamento Montado (RPMon), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer).

Com informações da assessoria da PM

Artigo anteriorPlanejamento urbano da Prefeitura de Manaus passa de 41 mil atendimentos ao público
Próximo artigoItália tem maior número de mortes por Covid desde fim de maio