Foto: Danilo Mello / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS), inicia o ano de 2026 consolidando seu cronograma de atividades voltadas ao cuidado integral do servidor. Sob a premissa de que o capital humano é o maior patrimônio do Poder Legislativo, o planejamento anual prevê desde campanhas de saúde pública, como a doação de sangue, até programas específicos de acolhimento para a terceira idade e conscientização psicológica.

Segundo a diretora de Assistência Social, Karla Estald, o objetivo é manter um fluxo contínuo de suporte que vá além das obrigações administrativas, promovendo um ambiente de trabalho mais humano e integrado.

Abrindo o calendário anual, a campanha Janeiro Branco promove, para servidores e dependentes, palestras educativas e rodas de conversa com especialistas. O objetivo é estimular a cultura do cuidado com a saúde mental e emocional, combatendo o estigma sobre transtornos psicológicos e oferecendo ferramentas para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Março: Valorização e autoestima feminina

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Aleam realiza, anualmente, um evento dedicado ao embelezamento das servidoras. São oferecidos serviços de maquiagem, design de sobrancelhas, limpeza de pele, penteados e massoterapia relaxante.

Mais do que estética, a ação visa ao autocuidado e à valorização da saúde emocional. Karla Estald explica que “a aparência está ligada à autoestima, o que influencia diretamente na qualidade de vida e na autoimagem de cada mulher que dedica seu trabalho à Casa Legislativa”.

Doador Legal

A campanha de doação de sangue da Aleam é planejada para atender aos períodos de maior necessidade do Hemoam.

Em junho, é realizada em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, integrando o “Junho Vermelho”.

Em dezembro, acontece a segunda edição anual da campanha, ocorrendo estrategicamente para reforçar os estoques antes das festas de fim de ano, período em que a demanda por bolsas de sangue cresce e o número de doadores costuma cair.

A diretora da DAS reforça o aspecto humanitário da campanha. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. O programa Doador Legal é uma forma que a Aleam encontrou para transformar solidariedade em vida, mobilizando não só servidores, mas também a comunidade, que vê no Parlamento um exemplo de cidadania”, disse.

Bazares como vitrine de renda

Os tradicionais bazares realizados no Dia das Mães (maio), no Dia dos Pais (agosto) e no Natal (novembro/dezembro) assumem, em 2026, um papel central na economia criativa. Mais do que feiras de produtos, os eventos são o ápice de um ciclo que envolve qualificação profissional.

Os bazares oferecem a dezenas de artesãos, incluindo servidores, dependentes e membros da comunidade, a oportunidade de comercializar artesanatos, biojoias, vestuário e gastronomia.

Antes de exporem, os participantes passam por cursos de empreendedorismo e gestão de negócios na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, garantindo que o talento artístico se transforme em um negócio sustentável.

Sobre essa iniciativa, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destaca o impacto social das ações.

“Nosso maior intuito é fazer com que essas pessoas tenham uma forma de empreender e, com isso, gerem renda. A Assembleia tem contribuído dessa forma e continuaremos possibilitando oportunidades que levem benfeitorias para as famílias amazonenses por meio do empreendedorismo”, declara Cidade.

Vivendo Bem a Idade que se Tem

Uma das iniciativas mais consolidadas da Casa, o programa foca no envelhecimento ativo para os servidores que já dedicaram décadas ao Parlamento.

O objetivo é combater o isolamento social na aposentadoria e promover a valorização intergeracional por meio de oficinas de memória, passeios culturais por Manaus, atividades de lazer e orientações sobre finanças na melhor idade.

O público alvo é formado por servidores da terceira idade (ativos e inativos) e seus familiares.

Com esse conjunto de ações, a DAS reafirma seu compromisso de acolher o servidor de forma integral, do início da carreira à aposentadoria.

Artigo anteriorRoberto Cidade destaca lei aprovada na Aleam que garante isenção de IPVA para PcDs no Amazonas
Próximo artigoAbel Ferreira revela papo com Ancelotti após citar Senna e Guardiola