Os impactos do distanciamento social na vida das mulheres vítimas de violência doméstica, têm preocupado os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que buscam intensificar campanha de combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio no Estado.
Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, e vice-presidente da Aleam, a deputada Alessandra Campêlo (MDB), propôs a criação da campanha contra violência doméstica. A ideia apresentada no plenário virtual é usar a força das redes sociais, para alertar a sociedade sobre a importância da denúncia pelo disque 180 ou 190.
Ao reafirmar seu posicionamento em favor das mulheres e se unir aos órgãos públicos e sem fins lucrativos, na luta pela proteção do público feminino, a Casa Legislativa também pretende mostrar aos agressores o peso das Leis em vigor. “Essa campanha não é um desejo só meu, mas de todos os parlamentares e membros efetivos da Comissão da Mulher. Também temos o apoio do presidente da Casa, deputado Josué Neto, que sempre apoia todos os trabalhos dos colegas. Nossas mídias sociais têm um público muito grande e tem aumentado ainda mais com as transmissões ao vivo das Sessões on line”, enfatizou Alessandra, ao falar da constante adesão dos internautas às redes sociais da Assembleia do Amazonas.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PRTB), a luta em defesa das mulheres deve ser uma postura de toda sociedade. “Não se admite que em pleno séc XXI mulheres de todas as classes sociais continuem sendo espancadas, humilhadas e até mortas. A Assembleia Legislativa e todos os colegas deputados repudiam veemente esse tipo de situação”, enfatizou Josué Neto.
Estratégia
“A intenção é utilizar todas as possibilidades da Comunicação da Assembleia para que a violência contra a mulher seja eliminada definitivamente e quem invadir essa possibilidade, pague o preço, conforme legislação em vigor”, acrescentou o diretor de Comunicação da Casa, jornalista Cláudio Barboza.
Denúncia rápida
Para facilitar o acesso e o entendimento do público sobre a página digital da Delegacia Interativa, a deputada Mayara Pinheiro (PP), enviou Indicativo ao Governo do Estado sugerindo mudanças na página www.delegaciainterativa.am.gov.br/#/home.
“Ao acessar a página você encontra logo no início links para registrar ‘acidentes de trânsito’, ‘abandono de lar’, ‘perturbação da tranquilidade’, etc. Eu proponho que acrescente o item ‘violência doméstica’, logo na primeira página, para facilitar o registro da ocorrência por parte das vítimas”, explicou a deputada.
Pandemia & Violência
A pandemia mundial pelo novo coronavírus forçou a reclusão das famílias em casa e, isso pode significar para milhares de mulheres um verdadeiro pesadelo físico e mental.