Foto: Divulgação Assessoria

Foi realizada, na quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Sessão foi proposta pela deputada Joana Darc (União Brasil), por meio do requerimento nº 2828/2022, em alusão ao “Agosto Dourado”, campanha criada para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

O evento contou com a participação de profissionais especialistas no assunto e dezenas de mães lactantes, que debateram a importância da amamentação para a saúde do bebê e seu desenvolvimento.

Como autora da propositura que tem sido realizada todos os anos na Aleam, Joana Darc destacou a necessidade de políticas públicas voltadas ao tema da amamentação enfatizando a importância casa para saúde do bebê.

A sociedade, de acordo com as informações levadas ao debate, desconhece o universo da amamentação e critica as mães que amamentam seus filhos em público. Não compreende que a mulher precisa trabalhar, fazer suas atividades, amamentar seus filhos no momento que eles precisam.

Foi citado ainda que a Casa Legislativa, tem trabalhado por políticas públicas sobre o aleitamento materno de forma que possa ser desmistificado o preconceito, assim como incentiva as mulheres a amamentarem onde se sentirem à vontade, e na hora que seus bebês tiverem fome.

Essencial para a sobrevivência, nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês, uma vez que é rico em nutrientes que protegem a saúde do bebê devido à presença de milhões de células vivas que reforçam o sistema imunológico, milhares de proteínas que ajudam no crescimento e desenvolvimento, aminoácidos, mais de 200 tipos de açúcares que atuam como probióticos que alimentam o intestino com bactérias boas, além de uma grande quantidade de enzimas, vitaminas, minerais e anticorpos.

Estabelecida em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é promovida em mais de 120 países nas primeiras semanas do mês de agosto, sendo o principal movimento em defesa do aleitamento.

Artigo anteriorMuseu do 11 de Setembro em NY fecha as portas após contar histórias de afetados pela tragédia
Próximo artigoAssembleia Legislativa aprova matéria sobre ICMS da Educação