A pedido da deputada Joana Darc (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou nesta quinta-feira (17), Sessão Especial em Comemoração ao Dia do Médico Veterinário, instituído no dia 09 de setembro, por meio da Lei nº 4.820/2019 de autoria da parlamentar. A solicitação foi feita por meio do requerimento nº 162/2022, aprovado pela mesa diretora da Casa.
O evento contou com a participação do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Jorge Luiz Maia Carneiro, do Diretor do Centro de Controle de Zoonoses – (CCZ), Rodrigo Araújo Rodrigues, da Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da FAMETRO, Professora Marina Pandolphi Brolio, do Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Augusto Omena, da Fiscal de Saúde, da Vigilância Sanitária Municipal – (VISA MANAUS), Helen Emília Menezes de Souza, da Assessora de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Suelen Alves Muniz de Araújo, Diretor de Saúde da Polícia Militar, CEL QOSPM Akel Araújo Cavalcante, entre outros que discutiram sobre a importância da profissão do médico veterinário, aprimoramento da profissão e por  oportunidades de trabalho para a classe. 
Em seu pronunciamento, a parlamentar, que também é protetora dos animais e futura médica veterinária, Joana Darc, destacou a necessidade de reconhecer e valorizar a profissão. “É preciso entender que o profissional de medicina veterinária não se restringe apenas aos cuidados dos animais. A atividade veterinária implica também, em saúde pública, uma vez que, a medida que temos animais saudáveis, diminui a incidência de doenças transmitidas pelos animais aos aos seres humanos”, explicou.
A parlamentar enfatizou ainda as conquistas para o avanço da medicina veterinária no Amazonas, na sua carreira política. “Antes do meu mandato a classe veterinária não tinha voz. Hoje já conseguimos muitos avanços gerando, inclusive, muitas oportunidades de empregos para estes profissionais”. 
Por fim, a protetora reafirmou que continuará lutando por mais melhorias para a Medicina Veterinária. “Reitero neste dia, meu compromisso de sempre buscar valorização da profissão, que tem grande importância para a vida dos animais e também de toda a população. Vocês serão sempre reconhecidos por nosso mandato. Parabéns a todos os médicos veterinários”, declarou.
Durante as homenagens, foi entregue a Placa Honrosa, a sra. Valéria Weigel, mãe da médica veterinária, Mariana Cerqueira de Medeiros Weigel (in memorian), em reconhecimento ao significativo trabalho realizado por esta, em prol da saúde animal, manutenção da saúde humana e do meio ambiente, no âmbito da sociedade amazonense. 
Em seguida foram feitas as homenagens com a entrega de certificados em comemoração para mais de 100 profissionais da saúde animal pelo dia do médico veterinário. 
 
Saiba mais
O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro. Este dia corresponde a data em que o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto de Lei nº 23.133, que regulamenta a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Imprescindível para o bem-estar animal, a medicina veterinária existe no Brasil desde 1910, quando surgiram as primeiras universidades no país. 
A data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam de estimação ou animais silvestres.
Artigo anteriorSTF derruba pensões vitalícias com motivação pessoal na Câmara Municipal de Manaus
Próximo artigoUso de máscaras volta a ser obrigatório nas unidades do Tribunal de Justiça do Amazonas na capital e no interior