A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realiza na próxima sexta-feira (26/07), das 7h às 16h, na sede da instituição, uma programação em alusão ao Julho Amarelo, campanha realizada pela Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

O Julho Amarelo visa alertar a população sobre medidas de prevenção contra as Hepatites Virais, a importância do diagnóstico e tratamento dessas doenças que são silenciosas e de evolução lenta, mas que podem progredir para doenças graves, comprometendo principalmente o fígado.

Segundo a gerente de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Fuam, Natália Loureiro, a campanha na Fundação irá ofertar serviços, além de atividades educativas. “A Gerência de IST realizará testes rápidos para Hepatites B e C e irá ofertar vacina contra Hepatite B, além de uma programação educativa, com palestras nas salas de espera, distribuição de folders e preservativos, destacando a importância da prevenção”, explica.

Para realizar o teste, o paciente precisa apresentar documento de identificação e cartão do SUS.  A previsão é atender cerca de 200 pessoas, ao longo do dia de campanha, mas o serviço também é ofertado diariamente na instituição; tanto os testes rápidos, como a imunização.

Números das Hepatites na Fuam – Segundo a Coordenação Estadual de IST/Aids, nos últimos dez anos o Amazonas registrou aproximadamente 15,8 mil casos de hepatites virais. Destes, 40,8% de Hepatite B; 16% de Hepatite C; e 7% de Hepatite D. Na Fundação Alfredo da Matta, a Gerência de IST atende diariamente pacientes que buscam diagnóstico e tratamento para Hepatites B e C.

Em 2018, foram 47 casos diagnosticados na Fuam, sendo 15 casos de Hepatite B e 32 de Hepatite C. Em 2019, dados do 1º semestre do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia/Fuam, indicam 21 casos positivos de Hepatite B e oito casos positivos para Hepatite C. No total, a Gerência de IST já realizou, neste mesmo período, 2.814 testes rápidos para Hepatite B e 2.814 testes rápidos para Hepatite C.

Artigo anteriorEncerramento do Seminário Distrital dos Conselhos Escolares reúne educadores da zona Oeste de Manaus
Próximo artigoEirunepé ganhará seu primeiro Centro de Educação de Tempo Integral