Sabá Reis exibe a camisa do PDT em vídeo publicado nas redes sociais, confirmando sua futura filiação ao partido

A movimentação política no entorno do prefeito David Almeida (Avante) ganhou corpo nesta semana em Brasília. Dois de seus principais aliados — Sabá Reis, secretário municipal de Limpeza Pública, e Marcos Rotta, chefe da Casa Civil e pré-candidato ao Senado — acertaram a saída do Avante e a entrada no Partido Democrático Trabalhista (PDT) a partir de janeiro de 2026. O alinhamento foi fechado em reunião com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, na terça-feira (2).

A mudança foi praticamente confirmada por Sabá Reis, que publicou em suas redes sociais um vídeo descontraído com seus cachorrinhos e exibindo a camisa do novo partido, comandado no Amazonas pelo ex-deputado Luiz Castro.

“Depois de um dia intenso, voltar pra casa e ser recebido dessa forma, não tem preço! Zara, Ballack e Tody”, escreveu o secretário na postagem que deixou claro seu novo destino partidário.

Nesta quarta-feira (3), David Almeida, Sabá, Rotta estiveram com Luiz Castro e Stones Machado, quando ficou definida a filiação de ambos para o início de 2026. Questionado pelo WhatsApp sobre o futuro dos dois dentro da sigla, Castro desconversou e limitou-se a dizer que permanece “por enquanto” como presidente estadual do PDT.

O prefeito David Almeida já havia sinalizado que os dois auxiliares deixariam o Avante e assumiriam o diretório estadual pedetista. A viagem a Brasília, realizada ao lado do presidente da CMM, David Reis, e dos próprios Sabá e Rotta, tinha inicialmente caráter institucional — reuniões com a Frente Nacional de Prefeitos para discutir revisão do financiamento público municipal. Mas, nos bastidores, serviu também para consolidar o acordo político.

As movimentações deixam claro que David Almeida ajusta as peças do tabuleiro de olho em 2026, quando deve disputar o Governo do Amazonas, possivelmente enfrentando o senador Omar Aziz (PSD) — que chegou a ser aliado e, inclusive, cogitado para indicar sua filha, a médica Fernanda Aryel, como vice em uma eventual chapa conjunta.

A filiação de Sabá e Rotta ao PDT reforça o bloco político que o prefeito vem construindo para entrar na corrida estadual com musculatura e comando partidário.

Artigo anteriorPresidente David Reis anuncia data de pagamento da segunda parcela do 13º e do abono natalino aos servidores da CMM
Próximo artigoDefensoria divulga resultado das provas orais do 5º concurso para Defensora e Defensor Público do Amazonas