O Partido dos Trabalhadores (PT) deverá selar a aliança do MDB em nove estados, deixando sem palanque a candidata oficial emedebista, senadora Simone Tebet. A informação é do UOL, edição desta terça-feira, 12.

Segundo o site, o acordo deverá acontecer na próxima segunda-feira, 18, em reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes do MDB.

A aliança deverá favorecer o senador Eduardo Braga, que teria conservado com Lula sobre possível apoio à sua candidatura para o governo do Amazonas, em uma aliança que incluiu ainda o senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato à reeleição.

Até agora, PT e MDB já acertaram alianças, além do Amazonas, no Pará, Piauí, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia.

No total são nove estados em que os caciques do partido – entre eles, Braga, Eunício Oliveira (CE) e Jarbas Vasconcelos (PE) – decidiram que preferem um palanque com Lula do que com Tebet, que hoje tem entre 2% e 4% de intenção de voto nas pesquisas.

Parte do partido defendia que, se a senadora não decolasse, até maio deste ano, o partido deveria retirar sua candidatura, mas o presidente da sigla, Baleia Rossi, apoiado pelo ex-presidente Michel Temer, preferiu apostar em Tebet e na aliança nacional com o PSDB.

Eduardo Braga, no entanto, defende que isso ainda seja discutido.

O ex-presidente deve ir a Manaus no final deste mês ou no início de agosto, assim como a Belém, onde estará no palanque de Helder Barbalho.

Artigo anteriorMPF recomenda implantação de rede de atenção a indígenas no Amazonas e no Acre
Próximo artigoAnvisa autoriza aplicação da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos