A alimentação flexitariana tem conquistado cada vez mais o paladar das pessoas e muitas vezes é confundida com dietas visando a perda de peso. Assim como o vegetarianismo, a pessoa flexitariana adota um novo estilo de vida, sendo este o passo inicial na transição para uma alimentação sem nada de consumo animal. É importante frisar que o foco de quem não come carne não é o emagrecimento efetivamente, mas a não exploração animal, seja por uma causa ética, religiosa, ambiental ou de saúde. 

Vale lembrar que o plano alimentar dos vegetarianos elimina a carne e, às vezes, outros alimentos de origem animal, enquanto os vegans restringem completamente a carne, os peixes, os ovos, os laticínios e todos os produtos alimentícios derivados de animais.

A nutricionista queridinha das celebridades vegetarianas e veganas, Dra Luna Azevedo (@lunanutri), explica que a alimentação flexitariana é excelente e super saudável. Ela é especialmente voltada para um tipo de alimentação que ao longo da semana não há consumo de nada de origem animal, mas aos finais de semana o paciente consegue flexibilizar um consumo mais consciente, sem peso e sem carregar uma responsabilidade ou cobrança de que não pode comer. 

Dra Luna acrescenta ainda que muitas vezes esse é o primeiro passo para aqueles que buscam a alimentação vegetariana/vegana, principalmente com a finalidade de incluir e fazer com que o paciente entenda todas essas questões sociais antes de dar qualquer passo. Luna explica que nem todo mundo consegue migrar para o vegano/vegetariano por completo. Vai haver sempre essa questão do flexitariano, já que muitos ainda acham importante alguns hábitos sociais com a família.

A nutricionista, que recebe diversos pacientes em seu consultório com o interesse em seguir este estilo de vida flexitariano, também aposta que uma das principais estratégias deste plano nutricional é atender pacientes que possuem qualquer tipo de restrição alimentar. Este tipo de alimentação não possui regras claras ou números recomendados de calorias e macronutrientes. Ela é baseada nos seguintes princípios:

  • Coma principalmente frutas, legumes, legumes e cereais integrais;
  • Concentre-se na proteína de plantas em vez de animais;
  • Seja flexível e incorpore carne e produtos animais de vez em quando;
  • Coma a forma menos processada e mais natural de alimentos;
  • Limite de açúcar e doces adicionados;

Devido à sua natureza flexível e foco no que incluir ao invés de restringir, a Alimentação Flexitariana é uma escolha popular para pessoas que querem comer de forma mais saudável.

Artigo anteriorBanda amazonense Doral lança single ‘Desaguar’
Próximo artigoSeguradora não pode informar risco de contratar motorista