O programa de intercâmbio internacional Jovens Embaixadores – iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, no Brasil – selecionou dois alunos da rede pública do Amazonas para a sua etapa semifinal. Os jovens Carla Aryane de Mello Bastos e Gabriel de Castro Roque, do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga (bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus), competem pela oportunidade de estudar, durante três semanas, em território norte-americano.

De acordo com a coordenadora distrital Mirian de Carvalho Verdes, após divulgação da iniciativa, foi realizada uma criteriosa seleção de produção entre os alunos da unidade de ensino, por meio de avaliações (orais e escritas) e levando em consideração, também, as médias escolares na disciplina Língua Inglesa. O processo resultou na inscrição de três estudantes, avançando às semifinais Carla e Gabriel.

Segundo a coordenadora, os alunos passarão, ainda, por uma prova escrita no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), que abriga a Embaixada Americana, em Manaus. Caso sejam aprovados, eles realizarão um novo teste – desta vez, oral. Já a etapa final consiste em uma entrevista, realizada na própria residência dos participantes.

EIP – Mesmo que Carla e Gabriel não sejam aprovados nestas etapas, eles já garantiram a participação no evento English Immersion USA Program (EIP), a ser realizado, entre os dias 30 de junho e 5 de julho, em Brasília.

“Carla e Gabriel chegaram às semifinais como muito louvor. Além de contar com a competência de ambos, eles tiveram todo um preparo e orientação do professor de Língua Inglesa, Kayson Nonato Silva, bem como todo o apoio da gestão da escola, que reconhece a importância do programa na preparação e no crescimento profissional dos estudantes”, explicou Mirian.

Para Gabriel Roque, a iniciativa vem agregando experiências positivas não somente na vida estudantil, mas, também, na universitária, a qual acabou de ingressar. “A troca de experiências na ida a Brasília vai ser de fundamental importância e, por meio do contato com novos ambientes e grande diversidade de informações, especialmente sobre empreendedorismo, vai me acrescentar muito na vida profissional”, destacou.

Sobre o programa –  Criado em 2002, por meio da Embaixada dos Estados Unidos, o programa Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. A iniciativa é bastante concorrida e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam para um programa de três semanas nos Estados Unidos.

Artigo anteriorProjeto realiza ação de Dia das Mães voltada para imigrantes venezuelanas
Próximo artigoTransmissão ao vivo inaugura centro de mídias em escola de comunidade rural de Nova Olinda do Norte