FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Alunos de três escolas estaduais de Manaus foram eleitos representantes do Amazonas nas etapas nacional e internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, iniciativa que visa oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países que integram o Mercosul. Os estudantes participarão do encontro nacional, em Brasília, entre os dias 26 a 30 de maio.

Durante a primeira etapa, os estudantes apresentaram um projeto autoral, com a orientação de um professor, focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar. Os projetos foram avaliados seguindo os critérios de originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução, além de se enquadrarem, também, ao tema desta edição do PJM: “A integração regional e as mudanças climáticas”.

“Esse processo fortalece a capacidade dos alunos em expressar ideias, e desenvolve habilidades de reflexões críticas essenciais para formular propostas que atendem suas necessidades”, afirmou a técnica pedagógica da Coordenação do Ensino Médio (CEM) da Gerência de Ensino Regular (GER) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Samantha Catry.

Trabalhando a educação ambiental

A eleição aconteceu entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2025, após os alunos selecionados terem participado de um período de campanha eleitoral. Eleito em 1º lugar, o aluno Luisangel Uriel Moreno, da Escola Estadual (EE) Karla Patricia Barros de Azevedo, localizada na zona oeste de Manaus, desenvolveu, com orientação do professor Evandro Oliveira Reis Júnior, o projeto “Mãos para a semeadura: Jovens em Ação pelo meio ambiente”.

“Ver meus colegas se unindo ao projeto e compartilhando ideias tem sido incrível. A participação ativa deles não só enriquece o processo, mas também fortalece nosso senso de comunidade. Cada um traz sua própria perspectiva e criatividade, tornando nosso projeto ainda mais especial”, afirmou o aluno Uriel Moreno.

O projeto busca promover o protagonismo ambiental nos estudantes por meio da construção de um Jardim Sensorial nas dependências da escola, que pode ser aproveitado pelos alunos para o desenvolvimento de uma educação ambiental. A ideia de Uriel Moreno é que o projeto sirva de exemplo para as demais escolas de Manaus.

“Como professor eu acho que é extremamente importante para os alunos participarem, tomarem partido de suas ideias, fazerem parte da sociedade, principalmente quando a gente pensa na fala dos alunos, deles serem ouvidos”, afirmou o professor Evandro Oliveira, responsável por orientar o aluno durante o projeto.

Integração estudantil

Eleita em segundo lugar, a aluna Maria Luiza Bezerra Vieira, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada na zona centro-sul de Manaus, foi orientada pelo professor de biologia Marcelo Castro da Silva no projeto “A merenda escolar que protege a Amazônia. Integrando estudantes da Pan-Amazônia para mitigar as mudanças climáticas”.

O objetivo do projeto é promover um intercâmbio de informações entre escolas, focando na implementação de um programa de merenda escolar regionalizada que utiliza produtos da sociobiodiversidade, como pirarucu e açaí, contribuindo para diminuição do desmatamento. A aluna conta que agora entende a importância da educação e do protagonismo juvenil na conscientização sobre sustentabilidade e segurança alimentar.

“O projeto consiste em fazer um intercâmbio de informações, transmitindo, passando diálogos, experiências, práticas, que ajudem a incentivar novas propostas tanto para nós, quanto para todo o Mercosul”, disse a aluna Maria Luiza.

Além de oferecer oficinas e atividades educativas, o projeto promoveu a troca de experiências entre estudantes e especialistas, fortalecendo a cidadania e a participação juvenil nas escolas.

“Nessa questão das mudanças climáticas a gente percebe que os jovens têm bastante interesse em participar ativamente, e esse projeto pretende realizar um intercâmbio de informações com esses jovens da América Latina, divulgando essas soluções práticas e inovadoras”, afirmou o professor Marcelo Castro.

Sustentabilidade em ação

Em terceiro lugar foi eleita a aluna Maria Eduarda Cavalcante, da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, localizada na zona centro-oeste de Manaus. A aluna foi orientada pela professora Leonice Farias da Silva na execução do projeto “Recicla Pet: Conscientização e Sustentabilidade em Ação”

O Recicla Pet visa promover a conscientização ambiental e o empreendedorismo entre os alunos, utilizando garrafas PET recicladas para a criação de puffs e outros itens funcionais. O projeto busca combater o desperdício de plásticos e incentivar práticas sustentáveis na escola e na comunidade. O público-alvo são os alunos, suas famílias e a comunidade local.

“As minhas expectativas para a etapa nacional são muito boas porque é um período que eu sei que vai ser de muito aprendizado, e é o que eu espero, aprender mais com pessoas de outros estados, conhecer outras opiniões, ir com a mente aberta para absorver conhecimento, entender mais sobre o parlamento, e poder usar a voz dos jovens para tentar fazer a diferença”, declarou Maria Eduarda.

Por meio de atividades como palestras, coleta de garrafas PET e oficinas de reciclagem, o projeto pretende capacitar os participantes a adotarem hábitos mais sustentáveis e gerar alternativas econômicas e ecológicas, promovendo um futuro mais consciente e sustentável.

“Estou bastante confiante que ela (Maria Eduarda) vai ser capaz de implementar práticas sustentáveis e gerar alternativas econômicas e ecológicas com o projeto, buscando sempre esse futuro mais consciente para todos os envolvidos”, afirmou a professora Leonice Farias, orientadora da aluna.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), e proporciona aos jovens estudantes de redes públicas um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Agora, alunos e professores se preparam para participar da Etapa Nacional do Parlamento, que acontecerá entre os dias 26 a 30 de maio de 2025, em Brasília. No mês de agosto de 2025, os alunos participarão da Etapa Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).

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