Representando o governador Wilson Lima, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, realizou, nesta quinta-feira (09/05), a abertura da primeira edição do Inova Amazônia, conferência realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) para fomentar a bioeconomia e a inovação na região.

Ao todo, mais de 80 empreendedores vão expor seus produtos e negócios alinhados à economia verde durante o evento apoiado pelo Governo do Amazonas, que segue até esta sexta-feira (10/05) no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A entrada é gratuita.

Ao lado do presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, o vice-governador destacou a importância da conferência como forma de incentivar novos modelos de negócios que geram emprego e renda baseados na biodiversidade, o que pode se tornar uma matriz econômica complementar ao Polo Industrial de Manaus (PIM).

“O Amazonas é um estado peculiar por ter aderido a um modelo de desenvolvimento econômico baseado na indústria, que hoje é o terceiro maior polo industrial do Brasil, mas, ao mesmo tempo, é o berço de tesouros que precisam ser desenvolvidos. A gente tem grande potencial na área de fármacos, na área medicinal e na área alimentícia”, elencou Tadeu de Souza.

O vice-governador destacou os avanços do sistema de regulação de créditos de carbono no Amazonas, com a aprovação de novos projetos com potencial de captação de recursos na ordem de R$ 8 bilhões nos próximos 30 anos, e reafirmou o papel da Amazônia como solução ambiental dos problemas do Brasil e do mundo.

Oportunidades

A conferência também promove conexões entre negócios com foco na criação de oportunidades econômicas. Para a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Tayana Rubim, as ações do Governo do Amazonas colaboram para a criação de modelos de negócios sustentáveis.

“Estamos com mais de 80 expositores que vêm aqui mostrar realmente a potencialidade do nosso estado na área de inovação, na área de bioeconomia. Por isso, o Governo do Amazonas não poderia deixar de prestigiar, de estar apoiando essa iniciativa”, declarou.

Para a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o evento é um reconhecimento do protagonismo do ecossistema de inovação dos negócios locais.

“O Inova Amazônia é uma vitrine para mostrar para o Brasil e para o mundo o que nós já fazemos aqui e como nós podemos potencializar. Aqui no Inova terão vários debates sobre sustentabilidade, sobre a bioeconomia, sobre energia limpa e negócios verdes”, frisou.

Inovação e indústria

A conferência Inova Amazônia dedica espaço para as startups ligadas à biodiversidade. O presidente do conselho deliberativo do Sebrae Amazonas e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, afirmou que o crescimento econômico baseado na indústria também passa pelo fomento à inovação.

“Nós vamos incentivar a industrialização e o desenvolvimento disso tudo que estamos vendo aqui. Isso é o nosso produto regional, a começar pelo açaí, por todos os nossos produtos alimentícios como farinha. Temos vários companheiros que se fazem presentes aqui para mostrar que não é só do polo industrial, ou seja, também temos uma alternativa voltada para os nossos produtos regionais”, disse.

O evento conta, ainda, com um espaço de integração com as comunidades, onde ocorrerá o 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas, com o objetivo de apresentar conteúdos sobre o desenvolvimento de comunidades e o papel delas para o ecossistema de cada região.

Além do vice-governador, também estiveram presentes à abertura o secretário-chefe do Escritório de Representação do Governo, em São Paulo (ERGSP), Alfredo Lins, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Vanderlei Alvino.

O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.

Artigo anteriorRede de proteção social de Manaus recebe doação de aparelhos celulares apreendidos pela Receita Federal 
Próximo artigoHospital em Manaus oferece pacotes exclusivos de exames para cuidados especiais no Dia das Mães