Divulgação/SSP-AM

O Amazonas bateu recorde histórico na apreensão de drogas em 2024. De janeiro a dezembro, foram mais de 43,2 toneladas de entorpecentes retiradas das mãos de criminosos em todo o estado. O quantitativo é o dobro das apreensões realizadas pelos demais estados da região Norte juntos.

O secretário da SSP-AM atribuiu o aumento ao trabalho integrado entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil (PC-AM) e a Polícia Militar (PMAM) no combate ao narcotráfico associado aos investimentos realizados pelo governo do estado.

Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, em comparação com as apreensões em nível nacional, o Amazonas apresentou crescimento de 5,3%, e entre os estados da Região Norte, o percentual aumentou para cerca de 39%. Em relação ao ano de 2023, o volume de apreensões alcançado em 2024, é cerca de 60% maior.

“Esse resultado é muito significativo. Isso representa que as nossas polícias Civil e Militar, com apoio dos nossos Bombeiros e da nossa Polícia Científica e da Secretaria de Segurança, estão no caminho certo. Quando apertamos o cerco contra o narcotráfico, estamos atuando também, nas reduções de outros crimes, como o homicídio, por exemplo”, afirmou o secretário de segurança do Amazonas, Vinicius Almeida.

Drogas apreendidas

No estado, a maconha corresponde por 65% das apreensões de drogas. Ao todo, foram apreendidas 28,1 toneladas da droga. A cocaína corresponde aos 35% restantes, o equivalente a 15 toneladas de material ilícito. O quantitativo é o dobro do apreendido em todo ano de 2023, quando as Forças de Segurança retiraram de circulação 7,8 toneladas desse entorpecente.

Em agosto, somente em uma operação, o trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na interceptação de 4,3 toneladas de cocaína e pasta-base de cocaína, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), na calha do Solimões. A apreensão foi a maior já realizada pelas Forças de Segurança, até o momento, na história do Amazonas.

Interior

Os municípios do interior concentraram a maioria das apreensões, que correspondem a 77% dos números. O trabalho contou com o apoio das Bases Fluviais Arpão 1 e 2, Tiradentes e Governador Paulo Pinto Nery.

Em uma das ações, as Forças de Segurança do Amazonas apreenderam 1,5 toneladas de maconha tipo skunk. A ocorrência foi registrada na Base Arpão 2, nas proximidades do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A droga foi encontrada escondida dentro de tanques usados para realizar o transporte de combustível.

Artigo anteriorDESTAQUE CLICK CIDADE PELAS LENTES DE CLEOMIR SANTOS
Próximo artigoApós derrota em clássico, técnico vê Santos em dificuldade com Soteldo