
O Governo do Amazonas marcou o segundo dia de atividades na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) com uma série de lançamentos estratégicos. Nesta terça-feira (11/11), o governador Wilson Lima apresentou materiais que consolidam resultados científicos, ações e iniciativas do estado para o enfrentamento das mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade na região amazônica.
Os lançamentos, realizados no estande do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, na Blue Zone da COP30 em Belém, incluíram:
- Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Volumes 1 e 2:
- Especial COP30: Versões em português e inglês que destacam 50 estudos em mudanças climáticas, biodiversidade, bioeconomia e inovação social, apoiados pela Fundação de
- Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
- Catálogo do Comitê Técnico-Científico (CTC/AM) 2025: Reúne 108 pesquisas fomentadas pela Fapeam focadas em eventos climáticos extremos, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
- Inventário de Ações e Pesquisas para o Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos
- Extremos no Estado do Amazonas 2024: Detalha as medidas interinstitucionais do
- Governo do Amazonas para prevenção e mitigação dos efeitos da estiagem.
- Além das publicações da Fapeam, o governador também lançou o Plano Estadual de
- Bioeconomia do Amazonas (da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Sedecti), a Política Estadual de Transição Energética (da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás – Semig) e o Inventário de Emissões Atmosféricas do Estado (da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema).
Fortalecimento da Ciência e Investimento Estadual
Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fapeam, ressaltou a importância dos investimentos estaduais. “Ao longo dos últimos sete anos, foram investidos quase R$ 900 milhões de reais, 97,7% oriundos de recursos exclusivos do Tesouro Estadual. Isso possibilitou que a Fundação contratasse mais de 20 mil projetos e abrisse oportunidades para que os pesquisadores amazonenses pudessem fazer o que fazem de melhor: pesquisa científica aplicada, básica e tecnológica”, afirmou.
Os materiais lançados visam fortalecer a produção científica amazonense, oferecendo soluções sustentáveis e inovação social para os desafios da região. O Inventário e o Catálogo, em particular, são resultados do Comitê Técnico-Científico do Estado do Amazonas, que reúne 20 instituições e evidencia as iniciativas durante o enfrentamento da maior estiagem da história do Amazonas em 2024.
Todas as publicações estão disponíveis para consulta no site da Fapeam, pelo link:www.fapeam.am.gov.br
.










