A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) representa o Brasil na Reunião Trinacional de Secretarias de Saúde na Tríplice Fronteira. O evento iniciou na quarta-feira (27/10) e segue até sexta-feira (29/10), em Iquitos, no Peru, reunindo representantes do Brasil, Colômbia e Peru.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, participa pelo Brasil. Pela Colômbia, está a secretaria de saúde do estado colombiano do Amazonas, cuja capital é Letícia. Participa também a diretoria regional de saúde de Loreto, no Peru.

Neste primeiro dia da Reunião Trinacional, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, apresentou um panorama sobre cenário epidemiológico do Amazonas atualizado, destacando a caracterização da região e as ações da Vigilância em Saúde.

“Tive a oportunidade de apresentar um resumo do cenário epidemiológico e destacar a organização e ações da Vigilância em Saúde, incluindo a Vigilância de Laboratório, a Sala de Análise de Situação de Saúde, além de vulnerabilidades e desafios”, destaca Tatyana, acrescentando que os demais países também dispuseram do quadro da Colômbia e do Peru.

Programação – A Reunião Trinacional segue com programação até sexta-feira (29/10), incluindo apresentação de propostas de acordos binacionais de saúde vigentes (Peru-Colômbia, Colômbia-Brasil e Peru-Brasil), de intervenções e ações de saúde na Tríplice Fronteira, e de propostas que serão encaminhadas para os respectivos governos dos três países.

Artigo anteriorO cantor Salgadinho, ex-Katinguelê, anima o fim de semana do Luar de Uaicurapá
Próximo artigoSedecti assina Acordo de Cooperação Técnica com Fundação Itaú Educação e Cultura para criação de portal Amazonas em Mapas