Na tarde desta sexta-feira (20), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook do governo do Amazonas e confirmou que o Amazonas registra sete casos para o novo coronavírus (Covid-19).
São 72 casos notificados para o coronavírus, sendo 52 destes descartados, 13 sendo investigados (sendo um de Coari) e 7 confirmados.
Um dos casos notificados é de Coari, de um paciente que veio de uma viagem recente ao exterior. “Tivemos uma notificação de Coari e começamos as investigações sobre essa pessoa e o exame está sendo processado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), logo mais, teremos o resultado”, disse Rosemary.
Segundo o Secretário Estadual de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, o Amazonas dispõe de 482 respiradores, que atende a demanda natural dos pacientes que necessitam no leito da UTI. “Não sabemos ao certo, se em um caso de epidemia, de um novo vírus, isso vai atender. Com base nisso, hoje entrei em contato com o secretário Francisco de Assis Figueiredo, da Secretária de Atenção Especializada à Saúde (Saes), e já temos algumas respostas”, disse.
De acordo com Tobias, serão alugados 20 leitos de UTI, e ainda será feita a liberação de uma parcela de R$ 8,4 milhões para ações de enfrentamento ao coronavírus (recursos humanos, compra de equipamento, insumos e etc), além da liberação de equipamentos para proteção individual e conjunto de respiradores.