
A Onça-pintada é campeã! O Amazonas Futebol Clube conquistou, na noite desta terça-feira (1º/4), o título do Campeonato Amazonense 2025 ao vencer o Nacional por 2 a 1, em um duelo emocionante realizado na Arena da Amazônia. Os gols da vitória aurinegra foram marcados por Rodrigo Varanda e Diego Zabala. Vinicius Balotelli descontou para o Leão da Vila Municipal.
Com o resultado, o Amazonas levanta o troféu do Barezão pela segunda vez em sua história, confirmando a força da equipe que vem se consolidando como uma das grandes potências do futebol amazonense.
Domínio aurinegro e gol no fim
Desde o início da partida, o Amazonas demonstrou superioridade em campo, controlando a posse de bola e pressionando o adversário. Aos 11 minutos, Vitão encontrou Rodrigo Varanda, que invadiu a área e finalizou com categoria para abrir o placar.
O Nacional, em desvantagem, passou a atacar com mais intensidade e foi recompensado aos 35 minutos, quando Caio Callyman cruzou da direita e Vinicius Balotelli apareceu para cabecear e empatar o jogo.
No segundo tempo, o ritmo caiu e o jogo ficou mais equilibrado. Quando tudo indicava que a decisão iria para os pênaltis, o Amazonas encontrou o gol do título. Aos 45 minutos, após cruzamento de Alyson e defesa parcial de David Becker, Diego Zabala aproveitou o rebote e empurrou para o fundo da rede, selando a conquista aurinegra.
Destaque da partida
Apesar da derrota, o lateral Caio Callyman, do Nacional, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio da votação de jornalistas presentes na Arena da Amazônia.
Próximos compromissos
Com o fim da temporada estadual, o Nacional volta a campo apenas em 2026, quando disputará o Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileirão.
Já o Amazonas tem pouco tempo para comemorar. O clube estreia na Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (4/4), às 18h (horário de Manaus), contra o Goiás, no estádio Hailé Pinheiro, o Serrinha.