Foto: Divulgação Assessoria

O Projeto de Lei n° 352/2022, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), propõe a obrigatoriedade por parte das concessionárias de energia elétrica no Amazonas, em disponibilizarem, pela internet, a medição do consumo de energia elétrica, em tempo real, aos usuários do serviço.

Para a Dra. Mayara, o PL é relevante e imprescindível para o consumidor, que vai poder acompanhar as corretas informações de seus gastos.

“Este Projeto é mais uma ferramenta que proponho para que haja transparência por parte das concessionárias de energia para com o consumidor. São inúmeras as reclamações e denúncias que recebo sobre comportamentos abusivos e cobranças indevidas. Quem está pagando por um serviço tem direito à informações detalhadas sobre seus gastos”, justificou a deputada.

Em caso de descumprimento da lei, além de sofrerem as sanções dispostas na Lei Federal nº 8078, as empresas terão que pagar uma multa correspondente a 01 (um) salário mínimo vigente, por dia, e ainda poderão ser acionadas judicialmente pelo consumidor que não tiver acesso às informações, conforme determina a propositura.

A proposta aguarda a emissão do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso seja aprovada em plenário e sancionada pelo governo, as empresas terão 90 dias para ofertar o serviço.

Artigo anteriorPL de Roberto Cidade declara ‘Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro’, em Barreirinha, como Patrimônio Cultural do Amazonas
Próximo artigoMais de 150kg de cocaína são apreendidos em embarcação no porto de Manaus